segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

AGRICULTORES ANIMADOS COM PRODUÇAO DE CURAUÁ

Agricultores do oeste do Pará estão entusiasmados com o resultado da produção da fibra de curauá, uma planta da Amazônia paraense da mesma família do abacaxi. A planta, depois de processada, é usada na indústria de colchões, calçados e carros.

Há três anos, o agricultor Antônio dos Santos Corrêa deixou a roça, que ficava distante de casa, para trabalhar no próprio quintal. No espaço de um hectare (cerca de um campo de futebol), ele cultiva o curauá. “Eu chego a fazer por dia R$100,00”, falou.

O negócio com fibra vegetal cresceu. Foi preciso chamar o sobrinho. Empolgado, o ajudante já planeja o próprio negócio. “Esse ano que vem eu estou no projeto.

Para ter sucesso no cultivo, os agricultores contam com a ajuda de engenheiros agrônomos que ensinam a preparar a terra, como escolher as mudas e as diversas formas de aproveitamento do curauá.

“Seis por cento da biomassa é fibra. Os outros 94% são transformados num resíduo que o produtor pode aproveitar como ração animal e como adubo orgânico”, explica o agrônomo Cristovan Sena.


Fonte: G1.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Cristovão sena, necessito falar com vc pois tenho uma palntação ede curauá em vigia
atenciosamente paulo rocha 9112-3778