terça-feira, 30 de novembro de 2010

TRINTA ANOS DEPOIS, ECLUSAS DE TUCURUÍ FORAM INAUGURADAS


A eclusas superam o desnível do rio Tocantins e permitem plena navegabilidade a hidrovia Araguia-Tocantins (Imagens: Eletronorte)

Após 30 anos do seu anúncio, o sistema de transposição de Tucuruí foi inaugurado, hoje, com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff. A cerimônia de inauguração começou por volta das 17h. A obra vai permitir a navegação de grandes embarcações até Marabá, superando o desnível do rio Tocantins.


Também estiveram presentes quatro ministros, entre eles o de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A Governadora Ana Júlia Carepa também acompanhou o presidente Lula durante uma visita de balsa ao sistema de transposição de desnível dos rios Tocantins e Araguaia. Durante o trajeto, a governadora sofreu um pequeno acidente. No momento em que ela entrava na embarcação, próximo à eclusa 1, escorregou e machucou o ombro esquerdo.


Ela foi retirada do local de lancha e encaminhada para o Hospital Regional de Tucuruí. Depois de atendida retornou ao local das eclusas a tempo de acompanhar a cerimônia de inauguração.

A construção das eclusas foi iniciada em 1981, mas as obras tiveram diversas interrupções com o passar dos anos. As eclusas de Tucuruí tiveram a construção totalmente paralisada em 1989 e as obras só foram retomadas em 2007.


A entrega estava prevista para o fim do ano passado, mas o prazo não foi cumprido e a inauguração ficou para o fim de 2010, após as obras incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento.

Fonte: http://www.portalorm.com.br/

Nenhum comentário: