terça-feira, 16 de novembro de 2010

PMDB FORMA SUPERBLOCO PARTIDÁRIO E ISOLA O PT

PMDB, PR, PP, PTB e PSC fecharam um compromisso na Câmara para a formação de um bloco partidário de atuação conjunta para a próxima legislatura.


Segundo as lideranças dos cinco partidos, o novo bloco ficará com 202 deputados. O PT, principal aliado do PMDB, ainda não foi procurado para se juntar ao grupo parlamentar.


Na semana passada, a Folha revelou que as siglas selaram um pacto para que nenhum "avance" sobre o território do outro na montagem do ministério de Dilma Rousseff (PT).


Além disso, a estratégia, liderada pelo líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), é isolar os petistas e ganhar força na corrida pela presidência da Câmara no ano que vem.


O presidente do PT, José Eduardo Dutra, atenuou, nesta terça-feira, o risco de "racha" na base aliada, após o PMDB ter formado um bloco com o PP, PR, PTB e PSC.


Um dos coordenadores da equipe de transição do futuro governo, Dutra disse que a presidente eleita, Dilma Rousseff, vai trabalhar para manter a unidade da base. Segundo ele, "movimentações de partidos são naturais".


A formação de bloco tem mais a ver com a divisão de forças na Câmara e no Senado do que com a definição dos assuntos do Executivo.


"Estamos trabalhando para evitar qualquer tipo de questão, conversando com todos os líderes, independentemente dos blocos, porque eles dizem respeito à ocupação de espaços no parlamento. Não significa necessariamente que a definição de assuntos do Executivo passe por esses blocos", disse o presidente do PT.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

Nenhum comentário: