segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ELETRONORTE INICIA OPERAÇÃO DAS ECLUSAS DE TUCURUÍ

A Eletronorte realizou as primeiras transposições nas eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. A primeira carga transposta foi o muro-guia de montante, estrutura de 140 metros que colabora no alinhamento dos barcos antes da entrada na câmara da eclusa.

A estatal, em convênio com o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), está concluindo as obras das primeiras eclusas da Hidrovia Araguaia-Tocantins. Segundo a empresa, o aproveitamento dos rios Tocantins e Araguaia, como via de transporte fluvial, ligará o porto de Belém à região do Alto Araguaia, em Mato Grosso, numa extensão aproximada de dois mil quilômetros.

“Uma vez constituída, a Hidrovia Araguaia-Tocantins será um fator determinante para a exploração, em larga escala, dos recursos minerais e agropecuários das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. As eclusas de Tucuruí são o primeiro passo para fazer dessa hidrovia uma realidade”, diz a nota divulgada pela Eletronorte, acrescentando que as eclusas permitirão o tráfego de comboios com capacidade de carga de até 20 mil toneladas até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém.

O sistema de transposição de Tucuruí inclui duas eclusas: uma a montante da barragem, e outra a jusante, de retorno à calha do Rio Tocantins. Entre elas, um canal intermediário, com 5.580 metros de extensão e 32,5 metros de profundidade, permitirá a navegação de embarcações com calado máximo de 4,5 metros. As eclusas de Tucuruí têm capacidade para dar passagem a 40 milhões de toneladas de cargas por ano, a maior entre todas as eclusas existentes no mundo.

O tempo de transposição dos comboios, de jusante a montante ou vice e versa, será de uma hora. O canal permite comboios se deslocando em direções opostas, e a capacidade máxima será de 24 comboios por dia nas duas direções.



Fonte: www.valoronline.com.br 

Nenhum comentário: