quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS DO OESTE QUEREM PACTO PELA REGIÃO

Líderes empresariais, parlamentares eleitos ou reeleitos, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade do Oeste do Pará vão se reunir, nesta sexta-feira, em Santarém, para ratificar "compromisso firme em prol de uma região que carece do esforço conjunto de lideranças". O encontro acontecerá na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, às19h. A organização do evento é da Câmara de Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Pará (Caceop).

Segundo a direção da entidade, quase a totalidade dos líderes empresariais e líderes políticos municipais da região já confirmou presença, assim como dos parlamentares eleitos com votos expressivos da região. Também o governador eleito e o vice, Simão Jatene e Helenilson Pontes, já teriam confirmado presença.

O objetivo principal do encontro, segundo os organizadores, é a firmação de "um grande pacto em prol da Região".

A iniciativa é digna de nota, mas não é a primeira vez que isso é tentado, sem sucesso. Caso alcance seu objetivo - e eu torço para que dê certo -, os desafios começam de imediato. A presença de Jatene, se confirmada, será fundamental para se negociar os primeiros investimentos para a região - para a região, bem dito, e não apenas para Santarém. No atual Plano Plurianual (PPA) do Estado, que se encerra neste ano, a maioria dos mais importantes investimentos parou em Santarém: não atravessou o rio Amazonas nem subiu o Tapajós.

O próximo PPA, para vigência do período 2012-2015, será elaborado no próximo ano. Um bom passo seria a Caceop arrancar compromisso dos deputados estaduais e do futuro governo para a montagem de um calendário mínimo de eventos na região para discutir e definir as prioridades de investimentos a serem incluídas no próximo PPA. Essa é uma das propostas da deputada Josefina Carmo (PMDB)Deputados federais e senadores, se presentes, faziam o mesmo em relação ao PPA do governo federal.

Seria a melhor maneira de sair do debate vazio e demagógico e ir para a ação prática e positiva. Seria, de fato, uma demonstração de "compromisso firme em prol de uma região que carece do esforço conjunto de lideranças".

O resto será conversa fiada, perfumaria, confete... Como quiserem.

Nenhum comentário: