domingo, 28 de novembro de 2010

MINERAÇÃO E CONSERVAÇÃO PODEM CAMINHAR JUNTAS

Sustentabilidade e biodiversidade. Protagonistas no terceiro painel do II Congresso de Mineração da Amazônia, evento que integra a Exposibram Amazônia 2010, estes dois assuntos foram debatidos por especialistas de empresas que atuam no mundo inteiro. Eles mostraram aos participantes exemplos de como a mineração tem se integrado ao trabalho de conservação ambiental, inclusive com participação em institutos mundiais que atuam neste ponto.


A primeira palestra "Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global" mostrou como empresas com presença global aprenderam a respeitar o meio ambiente e ainda assim promover a manutenção, recuperação e conservação de áreas consideradas de fundamental importância para a natureza. O tema foi abordado pela diretora de Sustentabilidade da Vale, Vânia Somavilla.


Para ela, o Brasil tem um importante papel na discussão da biodiversidade mundial, principalmente quando o assunto é desenvolver metodologias de como conhecê-la e quantificá-la. "Precisamos conhecer a nossa biodiversidade. As empresas possuem um papel muito importante no que se refere ao nosso futuro, de forma que possamos sair, se um dia acabar a mineração, com o orgulho de ter deixado um legado pra região onde se atua, com mais desenvolvimento e preservação. É um grande desafio para todos nós", comentou. Vânia ainda apresentou os diversos projetos desenvolvidos pela Vale, dando destaque para a preservação da Floresta Nacional de Carajás.


A segunda palestra foi ministrada por Anne-Marie Fleury, do Conselho Internacional de Mineração e is (ICMM). Com o título "Estratégias para a incorporação da biodiversidade nos projetos minerais", ela destacou o fato que boa parte dos projetos de mineração no mundo é instalada em áreas remotas. "Quando olhamos em escala global, no quesito de impactos ambientais, a atividade de mineração não é tão grande. Mas quando olhamos regionalmente, a importância dela é muito grande. A mineração leva muitos recursos e por ocuparem grandes áreas, também protegem estas", comentou enfatizou.

O II Congresso de Mineração da Amazônia aconteceu no período de 22 a 25 de novembro, no Centro de Amazônia Convenções Hangar, em Belém (PA).

Nenhum comentário: