quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALEPA: ARTICULAÇÕES PREPARAM ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA

As primeiras peças do tabuleiro para a disputa da presidência do legislativo paraense já começam a ser movidas, com a realização de reuniões e articulações entre os deputados para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (AL).


O PSDB, partido do governador eleito Simão Jatene, teria, virtualmente, a preferência do novo governo para a eleição e dois deputados são tidos como os nomes mais prováveis nesse jogo, segundo fontes da própria assembleia: José Megale, líder da oposição durante o governo de Ana Júlia e Manoel Pioneiro, tucano com maior número de votos na legenda.


Correndo por fora, estaria o PMDB, que seria uma sucessão natural ao atual presidente da AL, Domingos Juvenil. Martinho Carmona, que foi escolhido o novo líder do PMDB na Casa ontem, é o primeiro nome cotado. Quem também poderá entrar no jogo e possui um certo consenso entre os deputados é Márcio Miranda, do DEM e segundo deputado mais votado, só perdendo para Edmilson Rodrigues (PSol). O PT, por outro lado, não quer que a presidência seja ocupada por um tucano e considera até apoiar uma chapa única se o presidente não for do PSDB.


Já entre os deputados, e possíveis candidatos, ouvidos pelo DIÁRIO, o discurso ainda é de que haja um consenso de partido. “Vamos esperar o compromisso do nosso governador e os debates na Assembleia. Creio que meu nome é sugerido porque tenho o perfil conciliador. Mas tem muita coisa para acontecer ainda”, afirmou Miranda.


Já Megale diz que seguirá integralmente a decisão de bancada. “A única coisa que tenho claro é que tenho mais quatro anos de mandato. Depois da eleição do Jatene, ainda não debatemos no partido sobre isso. Se o partido quiser, vou disputar, mas se quiser que eu fique só como deputado estadual, eu fico”, disse.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: