quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MATO GROSSO VOLTA A LIDERAR DESMATAMENTOS NA AMAZÔNIA

O último boletim Transparência Florestal, divulgado, ontem, pela ONG Imazon, mostrou que, mesmo em ritmo de queda, o desmatamento da Floresta Amazônica no Estado do Mato Grosso foi líder entre os estados que compõem a área da Amazônia Legal. O Estado foi responsável por 48% dos 170 quilômetros quadrados (Km2) desmatados em setembro, praticamente o triplo da área que devastou de sua parte da floresta no mês anterior.


Em setembro do ano passado, os satélites haviam atribuído a Mato Grosso uma devastação florestal menor, pouco menos da de praticada no mesmo período deste ano - 68 Km2, segundo divulgou ontem o Imazon.


Os números mostram momentos em que Mato Grosso parece estar indo contra a tendência de redução do desmatamento já constatada de maneira generalizada para a Amazônia Legal. No último setembro, por exemplo, o Estado experimentou aumento da atividade desmatadora tanto em relação com o mês anterior, quando foi responsável por 11% do estrago (o Pará ficou na frente, com 68%), quanto em relação ao mesmo período do ano passado, quando sua participação de 14% da área desmatada lhe rendeu apenas o quarto lugar na lista dos estados responsáveis.


Enquanto isso, o que se registra é redução de 21% entre a área total desmatada em setembro de 2010 e o mesmo mês de 2009. Naquele período, aliás, já se praticava desmatamento em área 33% menor do que no mesmo mês do ano anterior.

Fonte: http://www.ecoamazonia.com.br/

Nenhum comentário: