segunda-feira, 11 de julho de 2011

SÓ A UNIÃO NOS LEVARÁ À VITÓRIA!


Vários leitores têm enviado comentários relacionados às postagem aqui publicadas sobre as articulações políticas e a crescente mobilização popular para o blebiscito que vai consultar a opinião dos paraenses sobre a criação do Estado do Tapajós. Tenho publicado os textos mais comedidos, deixando de fora os mais agressivos, de um lado e de outro. 

Reafirmo aqui o que já disse antes: a criação do Estado do Tapajós será uma conquista resultante do esforço de TODOS os paraenses, principalmente daqueles nativos do Oeste do Pará, ou que nele hoje residem. 

TODOS, repito, cristãos e umbandistas, ateus e espíritas, pepessistas e peemedebistas, verdes e vermelhos, militantes partidários e apartidários, itaitubenses e montealegrenses, moradores das cidades e do meio rural. Não estamos no Reino de Deus - para onde irão, segundo a doutrina e a fé cristãs, os bons e justos, apenas "os escolhidos" -, mas no reino dos homens, onde todas as nossas ações são movidas por ineteresses dos mais diversos, dos individuais aos coletivos, dos partidários aos da sociedade, dos nobres aos mesquinhos ...

Nesta luta pela criação do Estado do Tapajós, muitos são aqueles que vêem neste movimento a oportunidade de se darem bem, de porem em prática aquela famosa lei de Gerson e tirar vantagem de alguma forma, de porem em ação seus projetos de ambição pessoal, ou de pura vaidade. 

Mas há muita gente nobre, honesta, movida por sentimento altruista, pensando nos enormes benefícios que poderá gozar a população do Oeste com a criação do Tapajós. Em suma, movido pelo interesse coletivo, pelo bem estar geral.

Mas este não é o momento para se julgar quem é honesto ou desonesto, quem é coletivista ou individualista. Neste momento, não nos interessa quem é estatista ou liberal, quem acredita na ressurreição ou na reencarnação, na agricultura familiar ou no agronegócio, quem tem ficha limpa ou suja.

Essas diferenças serão confrontadas em outro momento, mais lá na frente, depois de confirmada a criação do Estado do Tapajós, na hora das campanhas para a primeira eleição dos dirigentes políticos e governamentais do novo Estado. E essas decisões serão tomados pelos tapajoaras, pelo povo, pelos eleitores.

No Reino de Deus, somente entrarão os "escolhidos" pelo dono do reino. Aqui, no reino dos homens, os "escolhidos" precisam passar pela vontade soberana dos eleitores, dos cidadãos. Aí, sim, será a hora de serem julgados. Aqueles que apresentarem os melhores projetos e forem mais convincentes, que demonstrarem compromisso e trabalho em prol do novo Estado, serão os escolhidos - pelo menos é o que esperamos.

Que assim seja! É assim que funciona a democracia, e desta não podemos abrir mão!

O Tapajós será o resultado dos esforços, do trabalho e da união de todos os cidadãos do Oeste.

Vamos nessa! E unidos!

2 comentários:

Anônimo disse...

EU QUERO A EMANCIPAÇÃO !!!!

ACORDA, ACORDA, ACORDA. ACORDA.ACORDA!!!!!

Não é hora de filosofar e sim de arregaçar as mangas e agir , temos até o dia 11 de dezembro , 5 meses que passam voando, não há tempo para lastimar , o momento é de ação, ação da sociedade, ação do comerciante da esquina, ação nas rodas de bares, ação dentro da família, ação dentro da igreja, ação nos comitês políticos e acima de tudo UNIÃO . o FUTURO É AGORA , NADA ESTÁ PERDIDO, PELO CONTRÁRIO , O CONTROLE ESTÁ NAS MÃOS DAS PESSOAS. Senhores bloqueiros, formadores de opinião, como se diz em espanhol, "movam el culo", reuniões, debates, comitês, donas de casas, comadres que ficam na janela, jovens, coroinhas, todos estão aí para ser motivados, mas se ficar a questão no "ser ou não ser", me desculpa a palavra "é foda" , o fracasso será das pessoas que não foram estimuladas para votar pelo SIM. Essa guerra só será perdida nas urnas se você , eu e todos fizerem corpo mole. Nada é impossível, basta "mover el culo". Vamos chorar ou ser guerreiros, Tapajós não precisa de fracos e sim de corações fortes pelo SIM , pela emancipação. Ame o Tapajós que a força sairá de dentro de si, tenha o orgulho de dizer eu quero um futuro melhor, crescimento, grandeza, dignidade, força, garra, motivação, ACORDA O GIGANTE TAPAJÓS QUE ELE REINARÁ NA BANDEIRA DESTE PAÍS.

Anônimo disse...

Lançamento das Frentes Parlamentares Pró Estado do Carajás e Tapajós

Luciano Guedes – presidente da AMATCARAJÁS – Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás – informa que será realizada solenidade de lançamento das Frentes Parlamentares Pró Estado do Carajás e Tapajós no dia 21.
O evento, segundo Guedes, acontecerá em Belém durante um café da manhã no Hilton Hotel às 8:00 horas, em Santarém às 14:00 horas e na Câmara de Vereadores de Marabá às 20 horas.
A programação contará com a participação dos Deputados Estaduais e Federais dos dois futuros Estados, sendo eles acompanhados por Duda Mendonça, que fará uma apresentação sobre as campanhas.
É importante salientar que o publicitário Duda Mendonça fará também a campanha do Tapajós, o que deve ser visto como grande ganho, já que é importante que as duas frentes (Carajás e Tapajós) caminhem juntas, fato que será decisivo para a criação dos novos Estados.