terça-feira, 26 de julho de 2011

ENCONTRO REUNIU LÍDERES PRÓ-TAPAJÓS EM BELÉM

O Salão Tapajós do Hotel Sagres foi o palco de mais um evento, em Belém, em prol da criação do Estado do Tapajós, com a presença do professor Edivaldo Bernardo

Aconteceu, na noite de ontem, no Hotel Sagres, em Belém, o encontro entre representantes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) e do Comitê Pró-Estado do Tapajós, recém-criado na capital paraense.

Na ocasião, o professor doutor Edivaldo Bernardo, coordenador geral do ICPET, proferiu palestra historiando "a luta pela emancipação do Oeste do Pará, que já dura cerca de 150 ano", e apresentando dados que evidenciam a viabilidade da criação do Estado do Tapapjós.

A reunião, aberta ao público, foi transmitida pela internet. Líderes de Alenquer, oeste do Estado, e paraenses residentes em Manaus, dentre outras, telefonaram informando que estavam assistindo ao evento via web.

Hoje, o professor Edivaldo Bernardo grava entrevista à jornalista Úrsula Vidal, que será exibida, no próximo sábado, no programa Etc&Tal, no SBT, canal 5, em Belém.

As informações e as fotos são de Pedro Paulo Sousa, um dos coordenadores do Comitê Pró-Estado do Tapajós.

3 comentários:

Anônimo disse...

O ESTADO DO TAPAJÓS VAI SE MANTER VIVO.


Comentário:
Ederson Costa Pereira diz:

A espera do resgate da ilha dos desesperos pode está chegando ao fim, é assim que vivemos a anos em uma ilha, sem o minimo de recursos para se manter vivo, no meio de feras que engole nossas esperanças e nossos sonhos, querendo ali construir uma jangada para fugir da ilha mais ao mesmo tempo se teme o mar e seus perigos, mais mão podemos temer a nada nesse momento oportuno, vamos nos atirar nesse mar perigoso e ter a certeza que vamos encontrar a salvação e a libertação, vamos correr esse risco ao ter que morrer esperando esse resgate que nunca chega, viva a duas mais novas estrelas dessa federação, TAPAJÓS E CARAJÁS, E QUE DEUS NOS ILUMINE NESSA CAMINHADA, POIS ABENÇOADOS JÁ SOMOS.

Anônimo disse...

O ESTADO DO TAPAJÓS JÁ EXISTE , EU QUERO A EMANCIPAÇÃO.
Comentário: Luiz Alcarde

Como pode uma cidade de 350 anos ainda ter o baixo desenvolvimento que tem? Falta de atenção dos governos estaduais.
A falta de respeito é tão gande que somos tratados como uma esposa cansada de apanhar e que pede separação: O governo vem aqui com “flores e presentes” fingindo nos valorizar para nos fazer voltar atrás em nossa decisão de emancipar o Estado do Tapajós.

Somos Mocorongos por nascer em nossa querida Santarém e não por sermos ignorantes. Não é um ato de generosidade que faz de um ávaro um generoso. O estado do Pará teve centenas de anos para nos valorizar. Nós nos valorizamos e somos mais do que “interior”. Já somos Tapajonenses em nossos corações. O Estado do Tapajós já existe. Só precisamos que isso seja oficialmente reconhecido.
Queremos o direito de nos desenvolvermos, de caminharmos com nossas próprias pernas.
E sinceramente, se a emancipação fosse para benefício de nossa elite, o que não é, prefiro beneficiar a elite daqui do que a de Belém. Pelo menos a daqui eu vou poder fiscalizar e cobrar. Aquela que fica a mais de 800 km é mais difícil.
Além do mais, a não emancipação beneficia a elite de lá. A assembléia legislativa do Pará tem poucos representantes do oeste do Pará. Com a emancipação teremos 100% de representantes da região: Garantia de legislação voltada exclusivamente aos nossos interesses. E ainda, duvido que tenhamos tanta gente assim em nossa elite que dê conta de todos os cargos públicos, quem vai governar este estado serão representantes do povo, com certeza. Quem defende esse pensamento de interesses elitizados por trás da emancipação, não sabe do que está falando. Seu discurso é medíocre e não deve ser levado em conta.
A emancipação será a solução para nossos problemas com certeza. Não a curto prazo, mas será. Talvez, solução até para o Pará. Quem sabe seremos uma opção de crescimento para os belenensens cansados da violência e desemprego da capital?

Anônimo disse...

Lideranças buscam apoio da imprensa e blogueiros para o SIM ao Estado do Tapajós.

Diretores de veículos de jornais de Rádio e Tv em Santarém receberam na manhã desta segunda-feira, a visita de lideranças dos poderes político e empresarial. O objetivo foi pedir a imprensa, jornais e blogueiros de toda região oeste do Pará o apoio na campanha pelo Sim no plebiscito, do Estado do Tapajós.

A visita à imprensa feita pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo; pelo deputado Federal, Joaquim de Lira Maia; e pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Olavo das Neves, é resultado de um planejamento da Comissão Executiva e do Conselho Político do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), sem rivalidades de partidos em prol de um objetivo em comum, a emancipação do Estado do Tapajós.

“O Instituto está coordenando todo um processo em torno do Estado do Tapajós e nos próximos dias, estaremos passando à população do oeste um dever de casa, para que todos trabalhem em prol desta grande causa. Esse é um momento único para trazermos a concretização desse sonho de mais de 150 anos que é a criação do Estado do Tapajós”, explicou Olavo das Neves.

Para Lira Maia, essa é uma tarefa de todos. “Temos obrigação, de alguma forma, de ajudar, e nós precisamos também do engajamento da imprensa. É uma luta grande, precisamos nos unir, e esta talvez seja a única oportunidade de nossas vidas de emancipar o Estado do Tapajós. Será a mudança de vida de nossa região com mais investimentos e desenvolvimento para o povo desta região. Aqui não tem partido político. O único candidato é o Estado do Tapajós”, expressou o parlamentar. É o momento de fazermos a história e emancipar o Estado do Tapajós para desenvolver está região.