quarta-feira, 6 de julho de 2011

ALFREDO NASCIMENTO, EX-MINISTRO DOS TRANSPORTES

Novas denúncias empurraram Alfredo Nascimento para fora do ministério de Dilma

O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) não resistiu às acusações de superfaturamento de obras e recebimento de propina envolvendo servidores e órgãos ligados à pasta e pediu demissão do cargo, nesta quarta-feira.

A crise se intensificou com a acusação de que seu filho, Gustavo Morais Pereira, teria aumentado seu patrimônio de forma ilícita.

O Ministério dos Transportes divulgou uma nota afirmando que Nascimento encaminhou à presidente Dilma seu pedido de demissão "em caráter irrevogável", e que deixa autorizada a quebra de seus sigilos bancário e fiscal.

A nota afirma, ainda, que Nascimento encaminhou requerimento à Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a abertura de investigação. O agora ex-ministro vai reassumir seu posto de senador e a presidência nacional do PR, partido ao qual é filiado.

As suspeitas de corrupção no Ministério dos Transportes começaram após reportagem da revista "Veja" afirmando haver participação da cúpula do ministério em irregularidades. O caso ganhou repercussão e a presidente Dilma pediu que o Controladoria-Geral da União (CGU) investigasse as acusações.

No sábado passado, data em que a revista foi às bancas, Dilma determinou o afastamento de quatro integrantes da cúpula do ministério, incluindo o diretor do (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. 

Novas denúcias - A situação de Nascimento ficou insustentável após o jornal "O Globo" revelar, ontem, que o patrimônio de seu filho teve um aumento de 86.500% em cinco anos.

As suspeitas sobre a Forma Construções - empresa de Pereira - começaram por causa de um repasse de R$ 450 mil da Socorro Carvalho Transportes, que presta serviços ao Ministério dos Transportes, para a Forma.

O jornal mencionou ainda que o Fundo da Marinha Mercante, administrado pelo Ministério dos Transportes, teria repassado R$ 3 milhões à Socorro Carvalho. O ministério afirma que a empresa - que também trabalha com navegação - recebeu ressarcimento por serviços prestados na região amazônica. 

Substituto - Entre os nomes cotados para substituir Nascimento no Transportes está o de outro cacique do PR, o senador Blairo Maggi (PR-MT), ex-governador do Mato Grosso.

Outra opção avaliada pelo Planalto é Paulo Sérgio Passos, atual secretário-executivo do ministério.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/939827

Nenhum comentário: