segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESTUDO MOSTRA QUE PAC TEM POUCO IMPACTO NO PIB

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não aumentou substancialmente o investimento em infraestrutura no Brasil em relação ao crescimento da economia. Segundo estudo apresentado hoje pelo economista Claudio Frischtak, da InterB Consultoria, em seminário sobre infraestrutura na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio, o Brasil investiu apenas o equivalente a 2,53% do PIB em 2010, considerado o auge dos projetos do PAC.

Segundo o trabalho, naquele ano o investimento total em infraestrutura somou R$ 93 bilhões, ainda muito abaixo do que seria necessário para impulsionar o crescimento da economia. Para o economista, apesar de todo o esforço do governo para fazer deslanchar o pacote de obras do PAC, o programa provocou uma elevação muito reduzida no investimento em infraestrutura como proporção do PIB, já que a média da última década foi de 2,32%.

Na ponta do lápis, o PAC proporcionou uma elevação de menos de 0,5% do PIB na fatia da riqueza direcionada para a infraestrutura. Em 2007, esse investimento foi de R$ 54,5 bilhões, equivalente a 2,05% do PIB. Em 2010, mesmo com várias obras do PAC em andamento, essa taxa ficou em 2,53%. Na média entre 2008 e 2010, essa proporção foi de 2,62% do PIB.

"O que espanta é que depois de todo o esforço do governo com o PAC, os investimentos subiram 0,5% e pararam aí, não há sinal de que isso vai continuar crescendo", observou Frischtak.

Para o economista, um dos principais problemas que o governo deveria atacar é a baixa participação do setor privado nos investimentos de infraestrutura.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/

Nenhum comentário: