segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESTADOS DO SUL E SUDESTE QUEREM EVITAR CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS

O debate sobre o desmembramento do Estado do Pará em três, com a criação de Tapajós e Carajás, ameaça deflagrar uma guerra civil no cenário político.

Preocupados com o efeito da medida dentro do Congresso, Estados mais populosos - a maioria deles concentrada no Sudeste e no Sul - se mobilizam para impor limites às bancadas dos que podem ser emancipados.

A Constituição fixa um piso de oito deputados e três senadores por Estado, qualquer que seja o número de eleitores. E o medo é que a criação desses dois novos Estados produza um desequilíbrio na Câmara, com maior concentração de poder no Norte em comparação com o resto do país.

"Não vejo problema na emancipação de Estados. Nem que tenha representações parlamentares no Senado e na Câmara. O que não acho certo é o mínimo de oito deputados federais. Há uma distorção da lógica da representação na Câmara. Há Estados superdimensionados e os subdimensionados", disse o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB).


PS: Esse é o principal aspecto político do processo de criação de novos estados na Amazônia que as elites políticas de Belém e redondezas se recusam a enxergar. As raposas do café com leite e charque enxergam - e muito bem.

7 comentários:

Anônimo disse...

O COLONIALISMO SEMRPE AGIU ASSIM E NÃO SERÁ DIFERENTE AGORA.

MAS, O PROCESSO DE AUTONOMIA DOS NOVOS ESTADOS É IRREVERSÍVEL.

SE NAO FOR AGORA, SERÁ NUMA PRÓXIMA.

O CERTO É QUE O COLONIALISMO DO SUL E DO SUDESTE, NA AMAZÔNIA, NÃO DURARÁ PARA SEMPRE.


AFINAL, OS PVOSO AMAZÔNICOS TAMBÉM PRECISAM SE DESENVOVLER.

Anônimo disse...

Veja no blog do Colares, os deputados Zenaldo e Edimilson fazem campanha

com baixaria e mentiras contra a emancipação do Estado do Tapajós.

Anônimo disse...

A questão é: Porque a região de Belém não quer a emancipação do Estado do Tapajós, porque esse já existe de fato, só falta ser emancipado. A resposta é: porque o Estado do Tapajós dá lucros a região de Belém. Se não desse lucro, eles seriam os primeiros a quererem se livrar desta região. Então senhores deputados do contra, esse discurso que o Estado do Tapajós não terá desenvolvimento, é mentiroso. O Estado do Tapajós tem um futuro brilhante pela frente.

Anônimo disse...

Os deputados do Pará que são contra a emancipação do Estado do Tapajós dizem que o estado não é viável. Pois bem, se não é viável , porque eles não querem perder essa região, se é um fardo porque eles não querem largar esse fardo. É exatamente o que eles estão provando, o Estado do Tapajós é rico e viável por que eles não querem perder as tetas das vacas gordas.

Anônimo disse...

O ESTADO DO TAPAJÓS NÃO É PARÁ.

Quando queremos desmembrar do Pará é não somente por causa do desgoverno estadual e sim tb pq o próprio paraense do Pará é diferente do paraense do Tapajós…
A história do Pará é diferente da história do Tapajós…
E por último pq a nossa permanência agregada ao Pará foi imposta por séculos….mais ja está acabando!!!

Anônimo disse...

TRÊS ESTADOS VALEM MAIS QUE UM.

Quem só tem a ganhar com a criação de novos estados na região do Pará, é o próprio Pará remanescente, quem terá um PIB maior com uma população produtiva maior. Serão 3 estados que deverão receber mais investimentos do governo federal. Terão mais força para reivindicar mais recursos. Os três sairão ganhando. Se permanecer como está, os três vão afundar juntos e cair no esquecimento dos políticos de Brasília.

Anônimo disse...

BOA SORTE AOS TAPAJOARAS.


É engraçado como tem muitos parenses contra esse plebiscito sou AMAPAENSE em 1943 o Amapá virou território e em 1995 estado Hoje as dúvidas que confundem essas pessoas era as mesmas naquela época,o governo federal continuou custeando todos os serviços esenciais nesse caso com a criação do novo estado não será diferente a autonomia administrativa sera um marco para o desenvolvimento da região mas,se os moradores não tiverem comprometimento com gerações futuras o futuro estado do tapajós(se conseguirem)estará sempre aliado aos interesses dos políticos de Belém que pensam e um estado grande mas se desenvolvimento conjunto!Desde já desejo boa sorte caso consigam!