quinta-feira, 14 de julho de 2011

GOVERNO QUER ATRAIR CIENTISTAS ESTRANGEIROS AO BRASIL

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse, hoje, que o governo irá lançar, ainda neste ano, concurso público para atrair cientistas estrangeiros. A intenção, segundo Mercadante, é que parte das vagas do concurso seja destinada aos profissionais de outros países. “O Brasil hoje investe, cresce, tem estabilidade. Tivemos uma diáspora de cérebros no passado e agora queremos atrair”, disse.

Com a desaceleração da economia na Europa e nos Estados Unidos, vem crescendo o desemprego de cientistas que trabalham em centros de excelência dessas regiões, segundo relatou o ministro. A intenção é atrair esses profissionais.

Mercadante declarou, também, que ainda este mês a presidente Dilma Rousseff lançará o programa Ciência sem Fronteiras, que irá destinar 75 mil bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação em áreas estratégicas para especialização em outros países. “Em julho a presidenta vai lançar 75 mil estudantes brasileiros no estudo de ciência, principalmente na área de engenharia, tecnologia e ciências básicas”.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-14/

PS: Em português claro: como fracassou a política educacional brasileira (apenas 1/3 do atual Plano Nacional de Educação foi cumprido, por exemplo), como as universidades brasileiras não conseguem produzir cientistas à altura da necessidade nacional, fica mais cômodo ao governo importar profissionais altamente qualificados. Esta seria uma iniciativa bem vinda, desde que, paralelamente, fosse eficiente a política nacional para produzir cientistas tupininquins.

Tomara que os anúncios do atual governo efetivamente aconteçam e o quadro presente seja revertido.

Nenhum comentário: