quarta-feira, 6 de julho de 2011

COMITÊ PRÓ-TAPAJÓS EM BELÉM


Será na próxima sexta-feira, aqui em Belém, a primeira reunião do Comitê Pró-Tapajós. O encontro vai reunir paraenses nascidos em municípios do Oeste do Pará que apoiam a luta pela emancipação daquela enorme região do Estado.

Além da instalação do comitê, os militantes da causa pró-Tapajós vão discutir estratégias para a boa divulgação e o convencimento de outros paraenses, demonstrando as boas razões para a criação do novo Estado, inclusive as vantagens que o Pará terá com a criação do Tapajós.

Mais informações: 
http://www.facebook.com/jmpiteirahttp://www.facebook.com/estadodotapajos
http://www.facebook.com/home.php?sk=group_222776951083387&id=237682799592802

7 comentários:

Anônimo disse...

O QUE VAI OCORRER É UMA EMANCIPAÇÃO E NÃO UMA SEPARAÇÃO..

O ser humano é muito egoísta, Pará, Tapajós e Carajás nunca vão se separar por questões geográficas. O que essa população que vive em situação miserável só deseja é se emancipar e construir um bem estar melhor, mais conforto, melhorias, infra estrutura, enfim um padrão de vida melhor. Todos irão crescer, o futuro Pará terá um PIB maior que os outros dois juntos. Não dá para ter uma região metropolitana de Belém desenvolvida e uma imensidão de território vivendo na miséria. Isso é egoísmo e ganância em detrimento do seu vizinho.
Viva o futuro Estado do Pará, Tapajós e Carajás em prol de um Brasil melhor. Todos tem o direito de melhores condições de vida e a emancipação vai beneficiar a todos. Foi melhor para Goias e Mato Grosso e será melhor para desenvolver o Pará. Eu, friamente quero um país melhor e o melhor para essa região, é a emancipação dessa região. Por isso digo SIM. TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SE EMANCIPAR, para acabar com o desmando e abandono dessa região. O povo já está cansado de sofrer, falta tudo nessa região, professores, médicos, falta a presença do poder público. Triste região, "Terra de Ninguém" e velho oeste brasileiro.

Anônimo disse...

Reuniao do Estado do Tapajós em Manaus‏
A busca incessante pelo tão sonhado Estado do Tapajós levou um grupo de pessoas a realizar reuniões com maior freqüência em Manaus, cidade onde moram milhares de paraenses que chegaram com um sonho na bagagem; a procura de uma vida melhor.

Atualmente com a aprovação do plebiscito que prevê a consulta popular em todo o Estado do Pará, os paraenses hoje na capital amazonense se mobilizam para incentivar e conquistar pessoas para a votação que ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro. Segundo um dos lideres do movimento em Manaus, Luiz Alberto Macedo, como não há possibilidades de se disponibilizar urnas para o voto ser computado em Manaus, o grupo de amigos está incentivando as pessoas para que transfiram seus títulos para cidades mais próximas como Juruti, Faro e Terra Santa. “Como se trata de um momento histórico, vale a pena fazermos um esforço e darmos nossa parcela de contribuição ao futuro Estado do Tapajós”.

Na reunião realizada no último sábado, 2, mais de vinte pessoas puderam ouvir algumas declarações feitas pelo ex-governador do estado do Pará, Odair Correa, que afirmou que essa união tem fortalecido o movimento que caminha em um momento decisivo. “Quando eu estava no governo não podia me manifestar porque fiz uma declaração pelo estado do Pará, mas eu sempre fui a favor do Tapajós. Esse projeto não nasceu ontem, já são mais de 140 anos de luta e não podemos perder essa oportunidade única de expressarmos no apoio ao sim”.

Na oportunidade foram discutidas as ações que estão sendo realizadas na internet através das redes sociais Facebook e Twitter. Um fato que ganhou a rede foi das duas santarenas que criaram cartazes em apoio ao futuro estado, um mostrado em rede nacional pela Band no festival dos bois em Parintins e o outro na partida de futebol entre Brasil e Venezuela.

Um novo passo a ser dado pelo grupo de amigos será a recepção do coordenador do plebiscito, Professor Edivaldo Bernardo, que concederá entrevistas nas rádios, emissoras de Tv e jornais impressos de Manaus no final deste mês com o objetivo de esclarecer as duvidas dos paraenses que moram no Amazonas .


FONTE: Enviado por e-mail: Regis Balieiro-Jornalista.

Anônimo disse...

Eleitores devem tirar o título com urgência, regularize sua situação na cidade em que vive. Não deixe para última hora. Inclusive a população do MST também deve tirar o título para apoiar essa causa. Jatene já está tentando conquistar a simpatia do MST para boicotar o movimento de emancipação.

Anônimo disse...

E O TAPAJÓS NÃO VAI RECORRER, POR QUE?

Blog do Manuel Dutra - A Constituição Federal permite a criação de novos estados e municípios. Estados podem surgir do desmembramento dos existentes, podem incorporar-se também a outros. A dúvida recai sobre a regra do plebiscito, necessário para ouvir-se as populações dessas áreas. Só que, na Constituição, está escrito que a consulta popular deve ser realizada entre "a população diretamente interessada". Qual é esse eleitorado?

Para os adversários, trata-se de população de todo o Estado, no caso do Tapajós e do Carajás. Com a divulgação das regras plebiscitárias pelo Tribunal Superior Eleitoral, determinando que a votação deve ser em todo o Pará, o comitê pró-Carajás já disse que vai recorrer ao Supremo, defendendo que a consulta seja somente no Carajás.

O deputado Joaquim de Lira Maia (DEM), separatista de última hora, afirmou em Belém que o comitê pró- Tapajós não pretende recorrer. Ele está falando por todas as lideranças ou por si só? Por que não recorrer o Tapajós, se o Carajás vai tentar reverter a determinação do TSE no Supremo?

Lira Maia já está tão seguro da vitória do Sim? A dúvida que pode surgir é: na hipótese de o Supremo acolher a demanda do Carajás (o que é improvável), a medida se estenderá também ao Tapajós? Ou não? E daí, o plerbiscito seria distinto para as duas regiões? No caso do Carajás a consulta seria apenas lá, e no caso do Tapajós o plebiscito seria em todo o Pará? Ou, atendendo ao pedido do Carajás, o Tapajós será incluído automaticamente? Ou as palavras de Lira Maia revelam um desinteresse pela criação do Tapajós?

Se houvesse uma efetiva participação popular na campanha pela emancipação, Lira Maia deveria ser interpelado a fim de explicar a sua declaração.

Há jurisprudência no STF, que por várias vezes decidiu que a população diretamente interessada na consulta popular é a população da área que será desmembrada e que somente ela deverá ser chamada a votar. Então, por que o Tapajós não recorre? Lira Maia e os demais membros do comitê pró-Tapajós devem uma explicação, o quanto antes.

Anônimo disse...

Comentário feito no Facebook por uma moradora de Itaituba, Oeste do Pará, após tomar conhecimento do convite para a reunião do COMITÊ PRÓ-TAPAJÓS EM BELÉM: "Obrigada pelo convite, mas não posso ir: 1°) estamos sem aeroporto e consequentemente sem avião; 2°) a transamazônica está um caos para ir de carro (aliás, sempre foi) e, 3°) só tem uma balsa e um barco para delocamento até STm e depois ten...tar vaga em avião para Belém é praticamente impossível. Esta é a atenção dada pelo "Estado do Pará" ao Oeste. Bommmmmm, né.......kkkkkkkkkkkkk. Enquanto vcs discutem a gente penaaaaaaaaaaa!".

Seu Pedro
seupedro2@yahoo.com.br

Blog do Piteira disse...

Anônima revoltada de Itaituba:

Essa é exatamente uma das razões para a luta pela emancipação do Oeste e criação do Tapajós: a ausência do Estado, dos órgãos govenamentais, a indiferença das autoridades.

Com o Tapajós criado, teremos a oportunidade de eleger governador e parlamentares identificados com nossas causas, comprometidos com as mudanças que clamamos há quase três séculos, com políticas públicas voltadas às necessidades populares.

Sem poder estar nesta reunião conosco, certamente que vc está envolvida, aí em Itaituba, nas ações em prol da criação do Tapajós. Essa luta é de todos nós!

Um grande abraço!

Piteira

Anônimo disse...

odair nao se manifestou como ele mesmo disse qd estava noi governo mediocre do PT que ele mesmo ajudou a construir,está ai a marca oportunista pela "luta" pela "emancipação",acho engraçado são paraenses históticos engolirem o maior golpe ja visto nesse estado e pior por pessoas inteligentes mas, oportunistas , sou CONTRA A DIVISÃO, isso mesmo divisão,tem de haver um comitê para investigar todos os prefeitos desses municípios, os projetos de desenvolvimento são aprovador a veba e enviada e os deputados querem comissão sempre, isso nao mudará com emancipação, parem de ingenuidade ou subserviência mesmos.
PARÁ IMENSO E FORTE - ISSO QUE SE PRECISA