sexta-feira, 16 de julho de 2010

MONTE ALEGRE: MATERNIDADE SERÁ REINAUGURADA, AMANHÃ

Confirmada para amanhã a reinauguração da Maternidade Municipal de Monte Alegre, no Oeste do Pará, que ganhará o nome "Elmaza Sadeck". O evento contará com a presença do prefeito Jardel Vasconcelos (PMDB) e outras autoridades municipais e da titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Sílvia Cumaru.

A maternidade foi construída no segundo governo do atual prefeito municipal (2000-2004), com aporte financeiro dos governos federal e estadual, e inaugurada em dezembro de 2004, mas funcionou apenas parcialmente com o setor ambulatorial.

"Os equipamentos das áreas cirúrgica e de internação foram adquiridos ainda no governo do prefeito Jardel, mas não houve tempo hábil para instalá-los, o que ficou de ser feito pelo governo seguinte, mas isso não aconteceu", explica a vice-prefeita Aldenora Coutinho.

No período de 2005 a 2008, na administração do prefeito Jorge Braga (ex-PTB, hoje PR), nada foi feito na maternidade. O serviço foi retomado pelo prefeito Jardel, no ano passado, com o repasse de pouco mais de R$ 50 mil pela Sespa, utilizados em serviços de readaptação de prédio e instalação dos equipamentos.

"A obra que amanhã será reinaugurada e rebatizada com o nome de Elmaza Sadeck não se trata apenas de um prédio, mas de um conjunto de serviços de alto padrão, pronta para atender mulheres e recém nascidos com qualidade e dignidade", afirmou o prefeito Jardel Vasconcelos.

O evento de reinauguração acontecerá às 8h.

Homenagem - Elmaza Saeck foi uma das primeiras atendentes de enfermagem da então Unidade Mista da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Monte Alegre. Ela dedicou parte de sua vida no atendimento à população local e de municípios vizinhos.

O nome de Elmaza foi escolhido como reconhecimento póstumo a uma mulher que deu exemplo de dedicação ao próximo, de profissionalismo e de despreendimento pessoal em prol da comunidade. As pessoas que por ela foram atendidas reconhecem o merecimento da homenagem. A família Sadeck ficou honrada com escolha do nome de Elmaza e agradece ao prefeito Jardel pela decisão.

Nenhum comentário: