terça-feira, 27 de julho de 2010

ENERGIA: LINHA DE TRANSMISÃO TUCURUÍ-MANAUS AINDA AGUARDA LICENÇA

Após quase um ano de atraso, a linha de transmissão de energia elétrica que ligará Manaus ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a Tucuruí-Macapá-Manaus, deve conseguir, em futuro próximo, as licenças ambientais necessárias para sua construção. Alguns trechos já tiveram as obras iniciadas, mas há locais em que os agentes ambientais pediram mais estudos para a liberação.

De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, as licenças devem sair "proximamente". "A ideia é que a gente possa retomar o processo. Não são todos os trechos que estão paralisados. Mas não adianta, porque, para funcionar, a linha tem que estar toda pronta", disse.

A linha, que já foi licitada, tem capacidade de transmissão de 2,5 mil megawatts, em seus 1,6 mil quilômetros de extensão. Diversos grupos empresariais participam da construção da linha. A dificuldade ambiental está sendo encontrada em áreas consideradas "mais sensíveis".

"Essas áreas pedem uma quantidade grande de estudos. Com isso, o tempo vai passando e você acaba atrasando o processo", disse Tolmasquim. E enquanto a linha de transmissão não entrar em funcionamento, será preciso gerar mais energia térmica.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/?online/energia/

Nenhum comentário: