quinta-feira, 22 de julho de 2010

TRANSGARIMPEIRA: CONSERVAÇÃO OU ENGAMBELAÇÃO?


Assim fica a Transgarimpeira durante a maior parte do ano, causando prejuízos a todos. Agora estadualizada, deverá receber investimentos que a tornem uma verdadeira rodovia

Das duas, uma: ou os técnicos da Secretaria de Estado de Transporte (Setran) não conhecem o Sudoeste do Pará, particularmente a recém estadualizada rodovia Transgarimpeira, no município de Itaituba, ou o aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição do dia 15 passado, é mais uma engambelação do Governo Ana Júlia. Mais um!

O citado aviso de licitação é para contratação de "Serviços de Conservação com Revestimento Primário, OAC e OAE na Rodovia Transgarimpeira, trecho: BR-163 (Moraes de Almeida) / Creporizão, no Município de Itaituba, na Região de integração do Tapajós, em uma extensão de serviços de 100,0 km".

Ora, a distância entre as vilas de Moraes Almeida e Creporizão não é um trecho da citada rodovia, mas sua extensão completa, que não é de 100km, como cita o aviso publicado pela Setran, mas de 198km.

Descartada a hipótese de ignorância dos técnicos da Setran sobre a Transgarimpeira, resta-nos imaginar que o serviço "de conservação" não será em toda a extensão da rodovia, mas apenas de alguns de seus trechos, como foi feito há dois anos atrás. Naquela época, a Setran gastou, torrou, mais de R$ 1,3 milhão em menos de 80 quilômetros daquela que, naquele ano, era uma estrada abandona pelos três níveis de governo. Ela estava sem pai nem mãe.

Só pra recordar, a Transgarimpeira passou a ser rodovia estadual a partir dos esforços políticos da deputada estadual Josefina Carmo (PMDB). Foi dela o projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) propondo sua estadalização, que acabou aprovado. A governadora Ana Júlia sancionou o projeto de lei de Josefina e, no dia 20 de março passado, assinou decreto incorporando aquela estrada à malha rodoviária do Estado.

A governadora transformou o ato de assinatura em uma festa cujos méritos não lhe cabiam, muito menos ao então prefeito Roselito Soares. Josefina, autora do projeto, não foi convidada para a festa, um ato de deselegância - ou pura grosseria, como preferem outros - cujos frutos ela colhe hoje.

O resultado da licitação anunciada deve ser publicado em breve. Quanto custará a obra? O serviço será feito em toda sua extensão?

Um engenheiro consultado pelo blog explicou que as siglas OAC e OAE citadas no aviso de licitação significam "Obras de Artes Correntes" e "Obras de Artes Especiais". A primeira refere-se a bueiros e pontes em madeira; a segunda, a pontes em concreto. Pontes em concreto na Transgarimpeira?

Se as obras descritas no aviso de licitação realmente acontecerem, terão valido os esforços da deputada Josefina e dos líderes locais que tanto se empenharam pela estadualização da rodovia, como Valmir Climaco, Ivo Lubrina, Sérgio Aquino, vereador Peninha e líderes políticos e comunitários de Moraes Almeida e Creporizão.

Fiquemos de olho. Acompanhem as publicações do Diário Oficial do Estado no site http://www.ioepa.com.br/site/diario_online.asp.

O blog estará vigilante.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ganzer entra em rota de colisão com Ana
Ana tirou a SETRAN do grupo do deputado Ganzer e dizem, prometeu dar algo em troca. Mas fez foi tirar também uma URE dele.
Aí Ganzer chamou plenária ontem no Monte Líbano. E promete entregar todos os demais cargos, tá p da vida.
Parece que o grupo tem 60 DAS e recebeu proposta de manter 30 mas Ganzer prefere ficar sem nenhum DAS a criar uma crise interna pra ver como fica.
E mais, Ganzer e Puty, mais do que essa eleição, disputam a indicação do PT para a prefeitura de Belém.
Postado por blog do bacana-marcelo marques às 1:58 PM 0 comentários Links para esta postagem

Anônimo disse...

Quer apostar como a vencedora da "licitação" da Transgarimpeira será a empresa do petista Afábio Borges ? Que pra varia não está no nome dele.