segunda-feira, 1 de agosto de 2011

GASTO COM REFORMA AGRÁRIA É O MENOR EM DEZ NOS

O investimento do governo na ampliação da reforma agrária é, neste primeiro ano da gestão de Dilma Rousseff, o menor desde 2001, informa reportagem de João Carlos Magalhães, publicada na edição desta segunda-feira da Folha .

Até agora, foram usados R$ 60,3 milhões para desapropriar novas áreas e transformá-las em assentamentos de trabalhadores rurais sem-terra - uma queda de 80% em relação à cifra desembolsada no mesmo período do ano passado.

No auge do investimento em reforma agrária, em 2005, o governo Lula gastou R$ 815,2 milhões até julho. Tanto em termos absolutos quanto em percentuais, esse é o valor mais baixo da era petista até julho.

Pelos mesmos critérios, o montante também é menor do que o registrado nos dois últimos anos do governo Fernando Henrique Cardoso. Para fazer o levantamento, a Folha usou o sistema do Senado que acompanha a execução orçamentária federal, cujas informações mais antigas são de 2001.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário confirma que houve uma "mudança de foco" e que sua prioridade hoje é "qualificação dos assentamentos", com o aumento do gasto com crédito para pequenos agricultores e com o desenvolvimento de projetos já implantados.

Para ler mais, Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/poder/952621-gasto-com-reforma-agraria-e-o-mais-baixo-em-dez-anos.shtml

Nenhum comentário: