terça-feira, 23 de agosto de 2011

REBELDES SE PREPARAM PARA ASSUMIR PODER NA LÍBIA

Depois de tomar controle da capital, Trípoli, e do complexo residencial de Muamar Kadafi, os rebeldes se preparam para a ocupar o poder na Líbia. "A transição começa imediatamente", anunciou nesta terça-feira à noite o número dois da oposição, Mahmud Jibril. O ditador líbio continua desaparecido. 

"Construímos agora uma Nova Líbia, com todos os líbios como irmãos por uma nação unida, civil e democrática", afirmou Jibril. "Haverá uma primeira eleição constitucional, mas devemos ser dignos da revolução e construir um novo país", completou.

A queda de Kadafi é iminente, de acordo com Estados Unidos, França e Otan. Os rebeldes, agora, começam a estabelecer o futuro governo. Eles planejam transferir o quartel-general do Conselho Nacional de Transição (CNT, o órgão político oposicionista) de Bengasi para Trípoli – o que deve acontecer dentro de dois dias. O próximo passo será a nomeação, em um prazo máximo de 30 dias, de um gabinete executivo temporário ou governo interino, encarregado de controlar os assuntos internos do país.

ONU - O enviado da ONU à Líbia, Ibrahim Dabbashi, disse que o país estará liberado dentro de três dias. "Esperamos que a Líbia esteja totalmente liberada e totalmente calma e pacífica nas próximas 72 horas", disse ele à agência de notícias Reuters após seis meses de conflito. Segundo ele, o governo líbio “já caiu” e a cidade-natal de Kadafi, Sirte, deverá ser tomada nas próximas 48 horas. Dabbashi também disse acreditar que o ditador e outras autoridades líbias estão espalhadas por casas em Trípoli ou em um abrigo subterrâneo.

Nenhum comentário: