quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MUNICÍPIOS PARAENSES VÃO RECEBER DINHEIRO PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES

Oito municípios paraenses estão entre os primeiros 223 que vão receber recursos do Ministério da Educação (MEC)  para construção de creches e quadras poliesportivas, coo parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). São eles: Altamira, Ananindeua, Igarapé-Miri, Jacundá, Marabá, Murituba, Santarém e São Félix do Xingu.

Nesse primeiro grupo, 223 municípios receberão verba para construção de 520 creches e 98 para 213 quadras.


A construção de 1,5 mil centros de educação infantil ao ano foi uma das plataformas de campanha da presidenta Dilma Roussef. Atualmente, apenas 20% das crianças de 0 a 3 anos têm acesso a creches no país. Essa primeira lista de contemplados inclui municípios com mais de 50 mil habitantes. São Paulo é o estado com o maior número de projetos atendidos: 103 creches. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (59), Rio Grande do Sul (55) e Minas Gerais (51).


O Rio de Janeiro foi o município com mais projetos selecionados: receberá verba para construir 30 creches. De acordo com o coordenador-geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tiago Radunz, a seleção é feita com base no número de projetos inscritos e na demanda por vagas em creches que há naquela região.


“O Sul e o Sudeste concentram os municípios de maior porte. Por isso, tiveram mais projetos selecionados. Mas no grupo 3 do PAC [formado por cidades de menor porte], que está sendo analisado, há uma quantidade muito grande de municípios inscritos”, explica Radunz. Segundo ele, há previsão de que mais duas listas sejam divulgadas até o final de abril. A meta é fechar 2011 com 1,5 mil creches.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Nenhum comentário: