domingo, 16 de janeiro de 2011

ALEPA: PIONEIRO E MARTINHO CARMONA ARTICULAM À PRESIDÊNCIA

Faltando pouco mais de duas semanas para a eleição da presidência da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o clima nos bastidores ferve e exige cuidados redobrados do atual governo para evitar fissuras na base de apoio que possam comprometer todo o esforço atual para compor uma base de apoio forte e homogênea. Isso porque dois deputados estaduais de partidos aliados já revelaram que desejam disputar o cargo. Martinho Carmona, do PMDB, e o tucano Manoel Pioneiro são, até o momento, os dois aspirantes ao cargo de presidente da Casa, que tem papel fundamental para a chamada governabilidade.

O presidente da Alepa tem prerrogativas como fazer a pauta de votações, chamar projetos que há muito tempo tramitam nas comissões, além de ajudar na relação com os deputados. Mas não são esses os únicos motivos que atraem aspirantes ao cargo.

Ser presidente da Alepa garante grande visibilidade ao deputado, já que a Casa representa um dos três poderes do Estado (ao lado do Executivo e Judiciário). Cabe também ao presidente administrar um orçamento anual que chega próximo de R$ 300 milhões.

O tucano Manoel Pioneiro saiu na frente na disputa. É o candidato que tem a preferência do governador Simão Jatene, que trabalha nos bastidores para obter um consenso em torno do nome dele. A bancada do PSDB já oficializou o apoio ao ex-prefeito de Ananindeua, que está autorizado a buscar apoios dentro e fora da base governista.

Na semana passada, Pioneiro fez contato com vários líderes partidários, mas evita falar sobre o assunto com a imprensa. “Trabalho caladinho. É meu jeito”, diz, confirmando, contudo, que trabalha para ser o presidente da Casa.

Já o peemedebista Martinho Carmona tem a seu favor o fato de ter, por enquanto, a simpatia de deputados da base e também da oposição.

Carmona diz que a candidatura dele depende do PMDB. “Estou aguardando uma posição do partido. Se o PMDB for ter candidato, estou me dispondo a ser esse candidato”, diz.
Ex-líder da bancada do PMDB na Casa, o deputado estadual Parsifal Pontes diz que há uma decisão do partido de pleitear a presidência da Assembleia, mas diz que o assunto ainda será tema de conversas com o governo, que só devem acontecer a partir desta semana. “Era necessário que o governo primeiro montasse a equipe para depois pensar na Mesa Diretora”.

Fonte: www.diariodopara.com.br 

Nenhum comentário: