segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

RELATÓRIO APONTA POSSBILIDADE DE DESASTRE NUCLEAR NO IRÃ

Os sistemas de controle da usina nuclear iraniana de Bushehr foram infectados por um vírus de computador desenvolvido no ano passado, segundo um relatório da inteligência internacional, que adverte sobre a possibilidade de um desastre como o de Chernobyl assim que a usina iraniana passar a operar com plena capacidade.

O enviado russo na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Dmitry Rogozin, falou sobre a possibilidade da explosão de um reator em Bushehr como a ocorrida em 1986 na Ucrânia, mas deu a entender, na semana passada, que o perigo havia passado.

O relatório, escrito por um país que monitora de perto o programa nuclear iraniano, obtido pela agência de notícias Associated Press, diz que tais conclusões são prematuras e baseadas em "avaliações casuais" de cientistas russos e iranianos em Bushehr. Com os sistemas de controle prejudicados pelo vírus, o reator pode ter a força de uma "pequena bomba nuclear", diz o documento.

Segundo o relatório, "o mínimo dano possível seria o derretimento do reator", advertindo que "porém, dano externo e grande destruição ambiental também podem ocorrer, algo semelhante ao desastre de Chernobyl". O vírus, conhecido como Stuxnet, pode fazer com que as centrífugas girem fora de controle, prejudicando temporariamente o programa de enriquecimento de urânio do Irã.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

Nenhum comentário: