sábado, 15 de janeiro de 2011

ALTAMIRA PODERÁ SER MODELO DE DESENVOLVIMENTO

Construção de um anel viário que desvie o trânsito pesado da cidade. Implantação de um distrito industrial e de um parque de ciência e tecnologia. Criação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, do Conselho Municipal de Desenvolvimento e da Universidade Federal do Xingu. Estas são algumas das ações necessárias para que o município de Altamira possa partir para um processo duradouro de desenvolvimento sustentável.

Maior município do Brasil e o segundo maior do mundo, Altamira comemora em 06 novembro deste ano 100 anos de existência. Fundado na época das missões jesuíticas na Amazônia, o município padece ainda hoje de problemas crônicos como falta de saneamento básico, estradas e serviços públicos de qualidade para seus mais de 100 mil habitantes. Entretanto, começa a viver agora um boom econômico com a construção da hidrelétrica de Belo Monte, prevista para começar em abril.

"Belo Monte é vista como uma grande oportunidade de desenvolvimento e para resgatarmos perdas históricas da região, mas a obra vai acabar em poucos anos e precisamos criar condições de desenvolvimento duradouro e com responsabilidade social e ambiental", defende o Fórum Regional de Desenvolvimento Sócio Econômico da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), que reúne quase 200 entidades da sociedade civil da região.

Uma das preocupações das lideranças locais é que o aumento da população causado pela construção de Belo Monte vai aumentar também o número de veículos e prejudicar o trânsito. Atualmente a rodovia Transamazônica corta a periferia da cidade, mas não é asfaltada, fazendo com que todo o trânsito pesado flua pelas vias centrais. A construção de um anel viário desviando a rodovia para fora do perímetro urbano é a solução, retirando boa parte do trânsito das ruas da cidade.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: