sábado, 15 de janeiro de 2011

TRABALHADORS RURAIS BLOQUEIAM ESTRADA EM ANAPU

Trabalhadores rurais estão bloqueando uma estrada vicinal dentro do assentamento Esperança, em Anapu (região central do Pará), para evitar a entrada e saída de madeireiros que, dizem, estão desmatando ilegalmente a floresta.

Em fevereiro de 2005, a missionária americana naturalizada brasileira Dorothy Stang foi morta a tiros na mesma área, por defender a implantação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (tipo de assentamento da reforma agrária) e denunciar crimes ambientais.

Todos os acusados da morte foram condenados, mas um dos supostos mandantes, Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, responde em liberdade.

A pedido do Ministério Público Federal, a Secretaria da Segurança Pública do Pará disse ter enviado uma equipe de policiais civis. O padre Amaro Lopes Souza, apoiador da causa de Stang, também foi ao local, de difícil acesso.

A tensão entre grupos madeireiros e assentados no local tem aumentado desde o final de 2009.

Em agosto passado, dois veículos desses grupos foram incendiados por trabalhadores rurais. À época, o MPF requisitou ao Ministério da Justiça o envio de tropas da Força Nacional de Segurança. Formalmente, o pedido foi atendido. Mas, na prática, nenhuma tropa chegou lá. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

Nenhum comentário: