quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EM FEVEREIRO E MARÇO, NOVOS PERÍODO DE DEFESO DO CARANGUEJO

Terminou, ontem, a segunda etapa de defeso do nosso caranguejo-uçá de todo sábado - no meu caso, outros preferem no domingo, outros ainda todo dia -, neste mês de janeiro. Porém, de 3 a 8 e de 19 a 24 de fevereiro, vem novo período de defeso. Em março, o período será de 5 a 10 e de 20 a 25. O obetivo dos períodos proibitivos à caça e comercialização é garantir o desenvolvimento da espécie.

Nesses períodos, comerciantes e pescadores deverão declarar os estoques de carne de caranguejo processada e armazenada em frio com antecedência.

As ações de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) duraram quatro dias e percorreram todas as feiras livres da Região Metropolitana de Belém, com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental. Somente na segunda-feira, foram apreendidos 75 caranguejos na feira do Jaderlândia, em Ananindeua.

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia

PS: Que nenhum consumidor fique esbravejando contra as ações da Sema e da PM Ambiental. O ideal é que essas ações nem ocorressem. Mas a nossa voracidade e a falta de conscientização sobre a necessidade de uso sustentável e de proteção às espécies ainda são gulliverianas em terras liliputianas.

2 comentários:

Waldemar Azevedo disse...

Boa tarde, Piteira!
Estou escrevendo só para te solicitar que seja divulgado que a Governadora Ana Júlia, regulamentou a produção da massa de caranguejo artesanal, através do Decreto nº 2634/2010 assinado no dia 2/12/2010 e publicado no DOE se não me engano de 07/12/2010. esta regulamentação contribuí na sua elaboração, pois pssibilita dar legalidade para muitos empreendedores da agricultura familiar.

Blog do Piteira disse...

Wal,

obrigado por esta boa informação.

Tenho o hábito de vasculhar o Diário Oficial do Estado, ainda que não todo dia. Essa informação, te confesso, eu não a tinha.

Já não tenho o hábito de comer a massa do caranguejo, principalmente depois daquelas cenas que vi na televião, acho que há dois anos atrás, mostrando como a massa era produzida, sem qualquer cuidado com a higiene e em condições sanitáris degradantes. Prefiro apreciar a espécie à moda toc-toc, sempre aos sábados, em casa.

Valeu, Wal! A tua informação deixa os consumidores leitores do blog mais tranquilos.

Piteira