segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

REAL CLASS: LAUDOS SÃO AGUARDADOS COM EXPECTATIVA

Os próximos dias serão de expectativa por laudos, exames e avaliações sobre as causas e consequências do desabamento do edifício Real Class.

O primeiro laudo a sair foi o dos prédios vizinhos ao Real Class. Os edifícios Londrina e Real Dream foram avaliados como sem restrições na esfera estrutural, ou seja, não correm riscos de desabamento.

“Mesmo o edifício Blumenau, que fica ao lado do edifício que desabou não tem restrições na questão estrutural”, diz o engenheiro Paulo Barroso.

A volta dos moradores ao Londrina e Real Dream ainda não foi definida, embora a expectativa é que esse retorno seja breve. Já a do Blumenau deve demorar mais, pela proximidade com o trabalho das equipes para remoção dos entulhos.

Laudo mais demorado é o que irá identificar as possíveis causas do desabamento. Segundo um técnico do Centro de Perícia Cientifica “Renato Chaves”, muitos exames precisarão ser feitos. Alguns fora do Estado.

Os peritos devem analisar desde a fundação da obra, ao tipo de solo, material utilizado, como ferragens e a química do cimento. Barroso comentou as especulações de que o prédio teria ido abaixo por causa dos ventos fortes e da chuva que caía na tarde de sábado, no momento em que o a construção desabou.

“A chuva atrapalha a evolução da obra, mas fora isso não deve ter outras consequências. O projeto já deve levar em conta esses fatores (vento, chuva)”.

O engenheiro rechaçou as informações de que Belém estaria fadada a tragédias como essa em razão do tipo de terreno da capital paraense.

“Não existe terreno complicado, o que existe são lugares onde a fundação é mais cara ou mais barata. Em solos com aterro orgânico a fundação precisa ser mais profunda. Em Belém, o nível das fundações varia de acordo com o local da construção”, disse.

Mais rápido, mas certamente mais angustiante para os familiares, é o prazo de cinco dias para que seja divulgado o resultado do exame de DNA que confirme se a primeira pessoa encontrada morta é de fato Maria Raimunda Fonseca Santos. No domingo, dois filhos dela fizeram a coleta de material. O exame será feito hoje. O resultado só fica pronto no final da semana.

Fonte: http://diariodopara.diarioonline.com.br/

Nenhum comentário: