segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

IBAMA APREENDEU MADEIRA E CARVÃO ILEGAIS

O Ibama embargou, nesta segunda-feira, dez estabelecimentos comerciais que funcionavam sem licença ambiental e vendiam madeira ilegal, durante a operação "Quintal II". A primeira etapa da operação aconteceu de 24 a 28/01, na rodovia Arthur Bernardes, na na área conhecida como "Jacaré", em Belém.

Na ação, também foram aplicados cerca de R$ 160 mil em multas e apreendidos 600 m3 de madeira serrada (aproximadamente 30 caminhões cheios), 6 m3 de carvão e um barco utilizado no transporte do produto florestal ilegal das áreas de extração até a capital. Toda a madeira apreendida foi doada à 8ª Região Militar do Exército, Cáritas Arquidiocesana de Belém, Batalhão de Polícia Ambiental e as prefeituras de Santa Isabel e Marituba, para serem utilizadas em obras sociais.

Concentrados numa das mais importantes rodovias da área metropolitana da cidade, os empreendimentos fiscalizados eram uns dos principais fornecedores de madeira para a construção civil da capital paraense. Dentre as espécies vendidas irregularmente no local estavam essências amazônicas, como virola, quaruba, cupiúba e mandioqueira. A madeira, segundo os comerciantes autuados, era adquirida da população ribeirinhas na região do Marajó e da foz do rio Tocantins.

“Essas árvores foram extraídas de matas ciliares (nas margens dos rios) e várzeas. São lugares ecologicamente sensíveis. Sem a proteção da floresta, estas áreas perdem suas capacidades de estabilizar o solo e permitir a infiltração da água, por exemplo. Poucos lucram com a venda deste tipo de madeira ilegal, mas o prejuízo para o meio ambiente é muito grande. E, no futuro, a conta acaba sendo paga por todos ”, explica o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama no Pará, Paulo Maués.

Fonte: http://diariodopara.diarioonline.com.br/

Nenhum comentário: