quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PARÁ ESTÁ NA ROTA DA EPIDEMIA DE DENGUE E BELÉM FAZ FSTA

Enquanto Belém comemora seu 395º aniversário, hoje, o Pará passa a estar incluído entre os Estados com risco muito alto de epidemia de dengue, segundo novo levantamento feito pelo Ministério da Saúde e divulgado, ontem, pelo novo ministro, Alexandre Padilha.


Os técnicos do Ministério informaram ter atualizado os dados e verificado que passaram de 10 para 16 o número de Estados com risco muito alto de enfrentar uma epidemia nos próximos meses.


No último levantamento, divulgado há dois meses, o Ministério não havia recebido os dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010 de cinco municípios paraenses, entre eles os mais populosos, como Belém, Marabá, Santarém, Ananindeua e Castanhal. Com o resultado apresentado à época, três cidades já haviam ficado em situação de alerta: Benevides, Cametá e Marituba.


Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos Estados com o risco muito alto de epidemia fica nas regiões Norte e Nordeste. Do Norte entraram na lista, além do Pará, os Estados do Acre, Mato Grosso e Tocantins. Do Nordeste entraram Rio Grande do Norte e Alagoas. E do Sudeste entrou na relação de muito alto risco o Estado do Espírito Santo.


Em setembro, quando o Governo Federal lançou a campanha de combate à dengue para o verão, eram dez Estados na lista, que permaneceram no novo mapeamento. São eles: Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.diariodopara.com.br/

PS: No ano passado, o empurra-empurra entre a Prefeitura de Belém e o governo do Estado (leia-se Duciomar e Ana Júlia) foi a grande ação - sim, a omissão é uma forma de ação passiva - dos nossos governantes para não combater a dengue e deixar que ela ceifasse a vida de de dezenas de pessoas na cidade que, hoje, completa 395 anos.

Enquanto celebra mais um aniversário com missa, cantos, danças, poesias, bolo de 500kg e, à noite, grande festa popular com Amado Batista (vejam só!) como grande atração, o que estará sendo feito, também hoje, para combater a dengue mortal? E nos próximos dias e semanas? Quantos morrerão atacados pela dengue? Onde serão atendidos os pacientes atacados pela doença, se os pronto-socorros e postos de saúde andam lotados, sem médicos e pela hora da morte?

Belém, 395 anos. Motivo para comemoração ou lamentação?

Nenhum comentário: