quinta-feira, 5 de maio de 2011

DILMA CRIA MAIS UMA SECRETARIA NACIONAL. PRA QUÊ, MESMO?

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinou, hoje, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a portaria que inclui projetos de irrigação no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). 

A portaria, que será publicada no Diário Oficial da União de amanhã, prevê o abatimento de PIS/Cofins, em torno de 10%, nos projetos aprovados e é o primeiro a cargo da Secretaria Nacional de Irrigação, criada hoje pela presidente Dilma Rousseff, pelo decreto que reestrutura a Pasta.

Fonte: http://veja.abril.com.br/agencias/ae/economia/

PS: Secretaria Nacional de Irrigação! Que tal criar, no âmbito do Ministério da Saúde, a "Secretaria Nacional de Combate às Drogas, principalmente ao crack", para evitar os danos quase irreparáveis que estas causam a milhões de jovens? Ou, no Ministério dos Transportes, a "Secretaria Nacional de Pavimentação Asfáltica e Manutenção de Rodovias Federais", para por fim a essa pouca vergonha que causa prejuízos aos produtores e aumenta o custo Brasil? Ou, no Ministério das Cidades, a "Secretaria Nacional de Prevenção às Calamidades Naturais", voltada a reduzir as milhares de mortes e prejuízos aos cidadãos nas cidades? Ah, mas não poderia faltar também a "Secretaria Nacional de Combate à Repetência e à Evasão Escolar", voltada a combater este sintoma vergonhoso da falência da educação pública brasileira?

Impressiona a incompetência dos governantes brasileiros. Nos anos 80, o economista e então ministro Delfin Neto dizia que, no Brasil da época, quando não se queria resolver um problema grave, criava-se uma comissão qualquer, mas com um nome o mais pomposo possível, para dar-se a impressão de que alguma coisa iria ser feita para solucioná-lo. Pura ilusão!

No Brasil de hoje, especialmente nos últimos anos, a estratégia é criar ministérios, que já somam 37, e secretarias nacionais (não tive tempo para conferir quantas são), mas já há uma "purção" delas, como diria o falecido e querido Agapito, lá de Santarém.

E para cada órgão novo, um dirigente titular, outro adjunto, um secretário executivo, além de dezenas de DAS's - só no Ministério da Pesca, que antes era secretaria nacional, estes são mais de três centenas -, cargos incapazes de saciar a sede incontrolada da "companherada" e de seus aliados.

Ainda há quem lembre do mal fadado Departamento Nacional de Obras de Combate às Secas (Dnocs)? Pois ele continua existindo. É a mais antiga instituição federal criada para combater a seca no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), através do Decreto 7.619, de 21 de outubro de 1909, editado pelo então presidente Nilo Peçanha (as gerações atuais nem lembram dele), foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semi-árido.

Deve continuar estudando até hoje, e os dramas da seca o Nordeste permanece.

Um comentário:

Zé da Barranca, O ousado e intrepido... disse...

Ela (Dilma) a Guerrilheira do Araguaia... não cria uma Secretaria Especial de Combate às Drogas, incluindo o Crack e o Oxi, pois ela sabe que não alcaçarão a idade para tirar o título e votarem para sua reeleição(...) A célula máter do terrorismo Petista é no Bunker do Kadafi..., pesquise!