segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TRE/PA CENSURA PUBLICAÇÃO DE PESQUISA E MULTA JORNALISTA

O Tribunal Regional Eleitoral notificou, na manhã de hoje, a jornalista Franssinete Florenzano sobre um pedido de liminar da Coligação Juntos com o Povo, encabeçada por Simão Jatene (PSDB). Segundo a liminar concedida pela juíza auxiliar do TRE-PA, Ezilda Pastana Mutran, o post do blog da jornalista, que apresentava dados de uma sondagem interna do PT, não seria uma pesquisa oficial e por isso não poderia ser veiculada na internet. A decisão pediu ainda a retirada imediata do post e aplicação uma multa no valor de R$106.410,00, o valor máximo previsto na lei eleitoral.

Em entrevista, por telefone ao Diário Online , a jornalista alegou que teria escrito que a pesquisa teria sido uma sondagem interna e que citou o caráter não oficial e que não entendia de que forma a divulgação dos dados poderia interferir negativamente no processo eleitoral . “Vejo essa situação com incompreensão. É muito complicado ver que a liberdade de imprensa está sendo confundida. Os ânimos estão exaltados e é como se estivesse no ar a sensação de caça às bruxas. Não respeitam a condição de jornalista e a manifestação de expressão de uma cidadã", afirmou.

Perguntada sobre a retirada do post de seu blog a jornalista mencionou que toda a censura é ruim e acaba revoltando as pessoas. “É como defender a ditadura. O judiciário deve ser cuidadoso e verificar caso a caso, não se pode tirar a liberdade de expressão. Os direitos constitucionais devem ser preservados. Dei abertura para via blog, twitter, e-mail, telefone para me dizerem caso se sentissem prejudicados, ou que tinham pesquisa divergente, eu teria publicado com o mesmo destaque – como, por sinal, escrevi na caixinha de comentários do mesmo post objeto de representação," finalizou.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: