quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TARTARUGAS DEVOLVIDAS À NATUREZA

Cinquenta e uma tartarugas-da-amazônia foram devolvidas à natureza, em uma área protegida no rio Tapajós, em Itaituba, oeste paraense. Os animais foram apreendidos durante duas operações realizadas pelo Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo era reprimir o comércio e consumo desses animais, que estão entrando no período de reprodução na região. Cinco delas não puderam voltar à natureza e estão sob cuidados veterinários.

Na sexta-feira (21), os agentes revistaram carros na Vicinal de Barreiras, a 10 km do centro do município. Uma tartaruga foi encontrada na caçamba de uma caminhonete e outra na mala de outro veículo. Os motoristas foram multados em R$ 10 mil e os automóveis apreendidos.

Segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama em Itaituba, Davi Rocha Paiva, o consumo de carne de tartaruga ainda é grande na cidade, apesar das multas aplicadas pelo órgão ambiental.

Durante uma ação na segunda (23), os fiscais apreenderam mais 54 animais numa vila de pescadores próxima ao Tabuleiro de Monte Cristo, na divisa com o município de Aveiro, um dos principais pontos de desova de tartaruga no estado. Ao perceber a chegada do Ibama, a maioria abandonou os bichos capturados para tentar escapar do flagrante.

Muitas tartarugas foram jogadas em terrenos baldios e no rio, ainda presas em sacos, mas boa parte acabou salva pelos fiscais. Dois moradores, flagrados com quatro animais, foram multados em R$ 20 mil.


Fonte: Ibama

Um comentário:

Cá Sakihara disse...

Oii, bom dia. Tudo bem?

Sou nova aqui no mundo dos blogueiros.
Passando para deixar uma ótima semana :)

Quando puder, me visita?
Agradeço desde já!

Kisses,