sábado, 21 de agosto de 2010

PROPAGANDA ENGANOSA

Vive em estado de calamidade a Escola de Educação Tecnológica do Pará (Eetepa) em Monte Alegre, no Oeste do Pará.

Inaugurada em 2006, a antiga Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETPP) foi construída como parte de um programa nacional, financiado parcialmente pelo Fundo de de Amparo ao Trabalhador (FAT), que visava a capacitação profissional de estudantes para o mercado de trabalho, de acordo com a vocação econômica de cada região. A de Monte Alegre foi voltada à agropecuária, Informática e Turismo.

Quatro anos depois, a hoje Eetepa - ela foi "reconfigurada" pelo Governo Ana Júlia - sobre as consequências das calamidades do desgoverno petista, dirigida localmente por "companheros" que pouco ou nada entendem do assunto.

Do quatro cursos hoje oferecidos, apenas um está regulamentado. Os alunos dos demais cursos não têm garantia de certificado e não conseguem estágio em lugar algum. Sequer acesso à Internet os estudantes têm.

Criada em meio a uma enorme expectativa dos estudantes da região, a Eetepa, hoje, representa a frustração de todos aqueles que nela viram a possibilidade de capacitação profissional para o mercado de trabalho. Uma tristeza!

Em junho, decididos a brigar por um novo rumo à escola, estudantes e professores formaram uma chapa para disputar a eleição para a escolha da nova diretoria, opondo-se à "chapa branca" indicada pela Seduc/URE/PT. Ganharam, mas não levaram. Até hoje, os diretores eleitos não tomaram posse.

Em meio ao caos, uma equipe da produtora que faz a propaganda eleitoral da governadora Ana Júlia apareceu na escola com uns textos prontos. A direção escolheu os alunos simpáticos ao PT, entregou-lhes os textos que, bem decorados, viraram elogios à educação profissionalizante no Pará, ao governo petista e, claro, à própria governadora.

Cínicos, todos! Estes alunos que se deixam manipular, a direção que se esforça em passar uma imagem falsa da Eetepa, o PT que não tem o que mostrar de obras ou serviços de seu governo estadual, e a governadora que mente!

Os líderes estudantis locais estão tiririca da vida. E se preparam para o troco democrático.

2 comentários:

Anônimo disse...

e isso ai piteira vamos a luta mesmo,e com a dra.Josefina do nosso lado pode crer que venceremos mais esta luta em busca de um futuro melhor para nos alunos.petinho

Fábio Franly ® disse...

Amigo Piteira,

A reportagem que acabo de ler é a mais pura Verdade.
Fui aluno do Educandario e senti de perto a situacao a que voce se refere, e total o descontentamento por parte dos alunos, principalmente dos da Area do EMI(Ensino Medio Integrado). Me lembro perfeitamente quando o curso se iniciou no Ano passado foi terrivel pois nao havia os professores para cumprir todas as materias. Nos vimos obrigado apos muito reclamar e nao sermos ouvidos a direcionar um documento a Ure do Municipio, que só depois de saber que estavamos cogitando a ideia real de greve. comecou a atender as solicitacoes. Em parceria com gremio da escola, conseguimos fazer a pressao necessaria para fazer a escola "andar". E a carater de informacao nao desisti do curso, fui obrigado a me ausentar devido a um problema Saude.
E deixo um apelo ao estudantes e leitores do Blog :
- Eu acredito sim! Que um dia teremos uma Educacao de qualidade, e
que os alunos irao fortalecam cada dia mais em prol da melhoria escolar!
E fico muito triste de saber que muitos de meus amigos acabaram e estao desistindo dos cursos, pois niguem dá credibilidade, a escola.

Fábio Franly de Souza, Ex-Aluno do Escola do Curso de Ensino Medio Integrado - Redes de computadores.
fabiofranly@gmail.com