segunda-feira, 16 de agosto de 2010

INCÊNDIO DESTRÓI 5 MIL HECTARES DE FLORESTA

Depois de quatro dias de combate às chamas, o cenário é desolador na Fazenda Pioneira, no município de Marabá, sudeste do Pará. O fogo destruiu os quase 5 mil hectares da área, inclusive a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), localizada na fazenda, de propriedade do Grupo Cosipar. O prejuízo ambiental é incalculável. Segundo a empresa, todos os indícios apontam para um incêndio criminoso, que teria iniciado por ação de invasores que ocupam a fazenda desde 2007.

O gerente da Carajás Florestal, empresa que administra a fazenda Pioneira, Geraldo Diniz, acompanhou a ação do corpo de bombeiros no local. Ele informou que além da RPPN, reconhecida pelo Ibama, os milhares de hectares da reserva legal também foram queimados pelo fogo. A área destruída equivale a cinco mil campos de futebol. “Estamos falando de centenas de milhares de árvores nativas destruídas, inclusive castanheiras. Prejuízo para a flora e também para a fauna da região”, afirmou Geraldo.

Diversos órgãos estaduais e federais foram informados da ocorrência do incêndio, entre eles Ibama, Governo do Pará, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Incra, Ministério Público Federal e Estadual e Conselho Nacional de Justiça. Até agora, nenhum deles tomou providências sobre o ocorrido.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: