sábado, 14 de agosto de 2010

ENERGIA: TARIFA DO PARÁ É UMA DAS MAIORES DO PAÍS

Desde o último sábado, o paraense já paga 11% a mais pela energia elétrica que consome. O reajuste ficou em 11,89% entre os consumidores residenciais e, para as pessoas de baixa renda, em 5,71%. Já para os grandes consumidores (alta tensão - Indústria e Comércio), o reajuste varia entre 8,62% a 23,71%. A inflação estimada para os últimos 12 meses é de 5%. Portanto, em média, os reajustes da energia elétrica no Pará são praticamente o dobro da inflação.

Segundo estudos do Dieese do Pará (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), esse foi o 12º ajuste/reajuste da tarifa de energia elétrica no Estado, desde a privatização da Rede Celpa, em 1998. Neste período (já contando com este reajuste), o total acumulado de reajuste ao consumidor residencial alcança cerca de 221%, contra uma inflação estimada em aproximadamente 118%.

O reajuste autorizado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), este ano, para os paraenses, está acima de todos os índices de preços (INPC/IBGE/ICV-DIEESE, INPC/IBGE), estimados em 5%.


Para ler mais, www.portalorm.com.br

Nenhum comentário: