terça-feira, 10 de agosto de 2010

GRITOS DE INSENSATEZ CONTRA BELO MONTE

O cacique Raoni Metuktire, líder dos Caiapós em Mato Grosso, apelou, hoje, em Altamira, no Pará, às jovens lideranças indígenas para assumirem a luta contra a Usina de Belo Monte como estratégia de defender a sobrevivência das nações indígenas do Brasil. "Se mirem em mim. Enquanto eu estiver vivo direi não, não à destruição dos povos indígenas. Contem comigo, meu parentes. Não desistam e não tenham medo porque as polícias Militar, Civil e Federal não vão nos matar."

Num discurso bastante inflamado, Raoni pediu aos mais jovens que não se rendam às "grandes ofertas" do governo que visam destruir a nação indígena brasileira: "não entreguem nossa água, nosso peixe, nossas terras." Questionou a necessidade de o governo investir na construção de hidrelétrica como modelo de desenvolvimento: "Porque o governo tem fazer hidrelétrica? Porque tem que matar, acabar com os índios para entregar nossas terras para outras pessoas?".

Cacique Raoni participa, em Altamira, de um evento chamado de Acampamento Terra Livre Regional, na orla do Cais do Porto da cidade, próximo à sede da Eletronorte, cujo foco é a construção da Belo Monte, principal obra do programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O cacique da tribo Arara, Josinei Arara, disse que, se o governo insistir na construção da Belo Monte sem consultar as populações indígenas, vai ter uma "grande surpresa". "Muita gente vai morrer, nem que não sobre nenhum Arara", disse ele.


Para ler mais, www.diariodoparacom.br

PS: Gritos de insensatez estimulados por pessoas estranhas aos interesses nacionais e contrários ao desenvolvimento da Amazônia.

Nenhum comentário: