terça-feira, 24 de agosto de 2010

BELO MONTE: OPERAÇÃO PODERÁ SER ANTECIPADA

A hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, poderá ter a operação antecipada e o custo ampliado, disse, hoje, o presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes. Sem dar maiores detalhes sobre as possíveis alterações, ele comentou que há condição de fazer as obras em prazo inferior ao previsto.

Originalmente, o início do funcionamento de Belo Monte está fixado em 2015. "O problema é o tempo de fabricação das máquinas Praticamente em todas as usinas está havendo antecipação", diz Muniz.

Ele reconheceu que o valor total do projeto poderá superar o estimado, desde que a "rentabilidade seja assegurada". Os investimentos divulgados até agora são de R$ 20 bilhões. Segundo o executivo informou, em entrevista durante seminário promovido pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), a previsão é de que as obras sejam iniciadas em 2011.

Ainda segundo Muniz, os contratos de concessão e outorga relativos a Belo Monte serão assinados na quinta-feira. Será mantida, segundo ele, a participação acionária inicial, com 18 empresas, mas as empreiteiras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht serão apenas fornecedoras durante a obra e não deverão entrar como sócias do projeto.

"Havia problemas com isso. As empreiteiras incluídas no consórcio tinham resistência", disse, sem descartar a possibilidade de estas empresas virem a ser incluídas no consórcio de Belo Monte após o início da operação da usina.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: