quinta-feira, 10 de março de 2011

STF COMPLETO: FICHA LIMPA, CÉSARI BATTISTI, SALÁRIO MÍNIMO...

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa o mês de março com a casa cheia e a pauta repleta de temas com impacto direto no cenário político nacional.

A chegada do 11º ministro, (Luiz Fux), empossado na semana passada, permitirá à corte desempatar o placar da Lei da Ficha Limpa, cuja votação terminou 5 a 5 em junho do ano passado. O impacto desse julgamento é fácil de medir: seu resultado pode alterar a composição do Congresso Nacional e de Assembleias Legislativas pelos Estados.

Além disso, o Supremo terá que tomar decisões sobre os suplentes de deputados federais, num processo que também interfere diretamente na vida dos congressistas.

Ao lado desses casos estão outros dois que ganharam forma no início do governo Dilma: a criação de um novo partido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (hoje no DEM), e o reajuste automático do salário mínimo.

Isso sem contar o caso do italiano Cesare Battisti, que se tornou cavalo de batalha político-ideológica, e o mensalão, cujo julgamento deve ficar para 2012, segundo já admitem alguns ministros.

Para André Ramos Tavares, autor de diversos livros sobre direito constitucional, é natural que a pauta do Supremo tenha uma dimensão política, pois "todos os atos do Executivo e do Legislativo são passíveis de controle pelo Poder Judiciário". 


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

Nenhum comentário: