quinta-feira, 31 de março de 2011

CONSEQUÊNCIAS DA TSUNAMI NO JAPÃO CHEGAM À ZF DE MANAUS

Vinte dias depois do maremoto e da tsunami que devastaram parte do Japão, suas consequências continuam percorrendo a economia mundial e agora repercutem na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, onde ao menos uma indústria pode dar férias coletivas a funcionários, nas próximas semanas, devido à falta de insumos japoneses.

Em Manaus, 36 empresas possuem capital japonês. O país é o terceiro maior exportador de insumos para as indústrias do polo, depois da China e da Coreia do Sul.

As empresas importam partes e peças para aparelhos receptores de sinais de TV, partes e acessórios para motocicletas e para motores, circuitos integrados e máquinas e aparelhos mecânicos.

Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), quatro grandes indústrias de capital japonês têm estoques garantido de peças e partes para fabricação de motocicletas e eletroeletrônicos até junho.

Uma empresa sinalizou conceder férias coletivas, disse Gustavo Igrejas, coordenador-geral de acompanhamento de projetos. "Se a empresa não conseguir o fornecimento da matriz no Japão até junho, pode dar férias coletivas", disse. O nome da indústria afetada não foi divulgado.

Nenhum comentário: