terça-feira, 29 de março de 2011

TRABALHADORES RURAIS INTERDITAM A TRANSAMAZÔNICA, EM ITAITUBA

Um grupo de mais de 500 trabalhadores rurais bloqueiam a rodovia BR-230, a Transamazônica, no porto fluvial do distrito de Miritituba, em Itaituba, no Oeste do Pará, desde a madrugada de hoje. O movimento é um protesto dos agricultores locais contra o atraso no atendimento de diversas reivindicações por eles apresentadas a vários órgãos federais.

Entre outros pleitos, eles querem o licenciamento ambiental e a desinterdição dos projetos de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na região, conclusão das obras de abertura de estradas vicinais em projetos de assentamento e reativação de turmas do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Eles também reivindicam a instalação de um escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Itaituba e a agilização nas obras do Programa Luz para Todos nos municípios da região.

O movimento é coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba e associações de produtores locais. Eles garantem que só vão desinterditar aquela rodovia federal depois de conseguirem negociar e ter respostas positivas dos órgãos federais e estaduais demandados.

Com o bloqueio da Transamazônica, a travessia do rio Tapajós, que é feita através de balsas, barcos e voadeiras, está interrompida. O distrito de Miritituba fica na margem direita do rio Tapajós, em frente à cidade de Itaituba. A fila de caminhões e automóveis que aguardam a travessia já é longa.

Até o meio da tarde de hoje, os coordenadores do movimento não tiveram nenhuma resposta dos órgãos públicos às reivindicações apresentadas.

Nenhum comentário: