segunda-feira, 28 de março de 2011

COALIZAÇÃO QUER QUER GADDAFI FORA DA LÍBIA. REBELDES AVANÇAM

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disseram, nesta segunda-feira, que o ditador líbio, Muammar Gaddafi, "deve deixar o poder imediatamente" porque "o regime atual perdeu toda a legitimidade".

Em declaração em conjunto, ambos pediram aos partidários de Gaddafi para que "o abandonem antes que seja tarde demais".

"O regime atual perdeu toda legitimidade. Gaddafi deve partir imediatamente", afirmam Sarkozy e Cameron, na véspera da primeira reunião, em Londres, do grupo de contato sobre a Líbia.

Ministros das Relações Exteriores de 40 países devem participar da reunião do grupo, que tem a missão de decidir o rumo político da operação militar Aurora da Odisseia, realizada por uma coalizão internacional liderada por França, Reino Unido e Estados Unidos.

No mesmo comunicado, Sarkozy e Cameron apoiam um processo de transição ao redor do Conselho Nacional de Transição, órgão criado pelos rebeldes em Benghazi. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/

Atualização às 15h25:

REBELDES AVANÇAM

A cidade de Sirte, na Líbia, onde nasceu o presidente Muammar Khadafi, foi atingida pela primeira vez, ontem, por bombardeios da coalizão internacional que conduz operações militares no país. A cidade é considerada reduto das forças de Khadafi, uma de suas "fortalezas" mais bem resguardadas e crucial para o objetivo dos rebeldes de avançar rumo ao Oeste do país.

A capital Trípoli também foi atingida por bombardeios. Auxiliados pelo poderio aéreo da coalizão, a oposição conquista um número de cidades importantes da Líbia. Segundo relatos, a falta de resistência enfrentada pelos oposicionistas nas cidades conquistadas recentemente pode significar que as forças de Khadafi estejam se reagrupando.

Segundo relatos, os oposicionistas avançam em direção ao Oeste do país, depois de terem retomado o controle de pelo menos quatro cidades que estavam sob as forças do governo. Ontem, as cidades de Brega, Ugayla e Ras Lanuf voltaram ao domínio das forças de oposição ao regime. No sábado, foi a vez da cidade de Ajdabiya, que havia sofrido intenso bombardeio por parte da coalizão internacional que atua na Líbia.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br 

Nenhum comentário: