terça-feira, 29 de março de 2011

AHE BELO MONTE: VERADORES CONDENAM INTROMISSÃO DE GRINGOS

Raimundo Castro: intromissão de gringos fere a soberania do Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Raimundo Castro (PTB), liderou o coro dos descontentes com a visita de uma comissão norte-americana ao Município de Altamira, mais precisamente à região onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Na semana passada, o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o cineasta James Cameron se reuniram com líderes indígenas da região e manifestaram contrariedade à construção da hidrelétrica.

Os vereadores Raimundo Castro e Luiz Pereira (PR) entendem que a manifestação dos referidos gringos representa uma interferência na soberania nacional e cobraram mais rigor por parte do governo brasileiro no modo de agir com estrangeiros que vêem ao Brasil contestar iniciativas do estado brasileiro.

Na opinião dos edis, os Estados Unidos "não podem cobrar uma coisa que eles nunca conseguiram fazer. Cobram preservação do meio ambiente, quando eles acabaram com as suas florestas. Cobram a preservação das comunidades indígenas, quando eles acabaram com os índios americanos. Eles devem primeiro se preocupar com suas bombas atômicas, usinas nucleares e lixos nucleares", disseram Raimundo Castro e Luiz Pereira.

Fonte: www.cmb.pa.com.br e redação do blog 

PS: Na semana passada, em Manaus, também o ex-presidente Bill Clinton meteu o bedelho onde não devia e afirmou que o Brasil não deve construir o AHE Belo Monte. No ano passado, a atriz Sigourney Weaver, também norte-americana, veio ao País para gritar aos brasileiros, em Brasília, o que presta ou não ao interesse nacional e levantou bandeiras contra Belo Monte.

No ano passado, a britânica BP causou o maior acidente ambiental da história americana com o vazamento de milhões de barris de petróleo no Golfo do México, mas não se sabe de nenhum político, empresário, artista ou cidadão brasileiro qualquer que tenha ido ao centro de Manhattan ou ao Central Park para organizar ou participar de manifestação contra o governo americano pelo acidente.

O ato dos vereadores de Belém deveria ser replicado em todos os cantos do Brasil, principalmente nas cidades amazônicas, no Pará, no Xingu, principais beneficiários da energia a ser produzida pelo AHE Belo Monte.

Pena que, até agora, poucos políticos paraenses e entidades da sociedade civil tomaram a iniciativa semelhante!

Nenhum comentário: