terça-feira, 22 de março de 2011

UHE'S DO RIO MADEIRA PODERÃO SER ANTECIPADAS

O presidente da Eletrobras, João da Costa Carvalho Neto, disse, hoje, que, mesmo com as paralisações nas obras das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia, será possível antecipar o início da operação dessas usinas.

O consórcio responsável pela Usina de Jirau, por exemplo, do qual a Eletrobras faz parte, pretendia dar início às operações em março do ano que vem, antecipando em vários meses o cronograma previsto inicialmente. A previsão para Santo Antonio era antecipar o início das operações para maio de 2012.

Com a paralisação das obras, o início da operação poderá ser atrasado em algumas semanas ou até meses. Carvalho Neto disse que as obras nas usinas já estão sendo gradativamente retomadas e que o cronograma está sendo revisto. “O novo cronograma das obras ainda está sendo fechado, mas acredito que poderemos manter a antecipação da operação da usina, talvez ainda em março [de 2012]”, disse o presidente da Eletrobras.

Na semana passada, um protesto de trabalhadores das obras da Usina de Jirau provocaram a destruição do canteiro e a paralisação das obras. Na mesma semana, a Usina de Santo Antônio, também no Rio Madeira, paralisou suas atividades para evitar tumultos.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br  

PS: No meio da tarde de hoje, um dirigente local da Força Sindical me fez relatos impressionantes sobre as condições subumanas em que viviam os trabalhadores que se rebelaram no canteiro de obras da Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. 

Segundo ele, dirigentes nacionais da Força Sindical estiveram no local, no final de semana passado, e puderam constatar, com imagens e depoimentos de trabalhadores, que as razões para a rebelião não foram simples desentendimentos destes com motoristas de ônibus e seguranças. Na verdade teria sido um repúdio às condições degradantes de trabalho na obra.

Os dirigentes da Força garantem que vão elaborar relatório sobre o incidente e exigir providências ao Ministério do Trabalho. 

É bom, mesmo!

Nenhum comentário: