sexta-feira, 11 de março de 2011

FAMEP REÚNE PREFETOS EM SEMINÁRIO REGIONAL, EM SANTARÉM

A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), suas Associações e Consórcios realizarão, neste sábado, na cidade de Santarém, o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Regiões do Baixo Amazonas e do Tapajós.

O evento objetiva fazer um levantamento das parcerias estabelecidas com os governos do Estado e Federal através de convênios e elaborar uma agenda propositiva para ser apresentada a presidente Dilma Rousseff e ao governador Simão Jatene. 

Com esses eventos, a intenção da Famep é qualificar ainda mais os debates com os governos e apresentar sugestões de obras e serviços que os prefeitos gostariam de ver implantados, seja para beneficiar os municípios que governam ou a região em que se encontram.

Para se ter idéia da importância das discussões, no seminário da região Metropolitana de Belém, onde o primeiro evento foi realizado, os prefeitos priorizaram o lixo e o transporte urbanos como questões fundamentais a serem resolvidas em busca do desenvolvimento sustentável.

Já os prefeitos do Caeté, reunidos em Bragança, enfatizaram as áreas de saúde e de infraestrutura como prioridades para seus municípios. Os gestores da região do Guamá, presentes em Castanhal, também ressaltaram os problemas da área de saúde. Como exemplo, esses disseram que precisam de um hospital regional, pois a unidade de Castanhal atende a população de toda a região.

Em Abaetetuba, os prefeitos da região Tocantina falaram da necessidade da Eletronorte cumprir o Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião a Jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PPDJUS), que irá beneficiar os municípios localizados a jusante do rio Tocantins, que foram prejudicados pela obra.

No evento de Paragominas, os prefeitos lembraram, dentre outros assuntos, de que a região do Capim precisa de escolas profissionalizantes para promover a qualificação da mão de obra local, para atender às indústrias que estão migrando para esses municípios. E, em Marabá, onde foi realizado o seminário para os prefeitos do Sul e Sudeste do Pará, estes externaram o desejo de verem criado o Estado de Carajás e consórcios de municípios mineradores.

Em Redenção, os prefeitos da região do Araguaia foram enfáticos ao pedir a continuação das obras que estão paralisadas nos municípios, especialmente as que resultam de convênios firmados com o governo do Estado. Já em Tucuruí, onde ocorreu o último seminário, os prefeitos falaram da importância de se construir centros de Oncologia e de Hemodiálise para atender a população da região do Lago.

Um questionamento comum dos gestores durante os seminários diz respeito ao destino dos R$ 366 milhões emprestados pelo governo Ana Júlia do BNDES no ano passado. Como a maioria dos municípios não recebeu as parcelas a que tinha direito, os prefeitos querem saber se os R$ 90 milhões que ainda restam serão distribuídos para as prefeituras. A Famep tem informado como está o diálogo com o governo do Estado sobre este assunto.

Fonte: www.famep.com.br 

Nenhum comentário: