terça-feira, 8 de março de 2011

GOVERNO BRASILEIRO HOMENAGEIA DISSIDENTE IRANIANA

Pela primeira vez, o governo brasileiro abriu as portas de sua diplomacia à maior opositora do regime de Mahmoud Ahmadinejad, em um gesto político explícito contra as violações de direitos humanos no Irã. A missão brasileira perante a ONU ofereceu um almoço ontem, em Genebra, em homenagem à dissidente Shirin Ebadi, prêmio Nobel da Paz, perseguida pelo regime e refugiada na Europa.

O governo iraniano não escondeu a irritação e interpretou a atitude como um recado claro do Brasil de que a lua de mel entre Brasília e Teerã acabou.

"Se a comunidade internacional não agir, o Irã em breve se transformará numa nova Líbia", afirmou Ebadi durante o almoço, que também contou a presença de embaixadores de países como Estados Unidos e outros que defendem uma posição mais dura contra o Irã.

Ebadi pediu que o Brasil e os Estados Unidos adotem sanções políticas contra membros do regime de Ahmadinejad, como a negação de vistos para políticos e congelamento de ativos dessas pessoas envolvidas.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/

PS: Mais uma atitude surpreendente e positiva do Governo Dilma Roussef, exatamente oposta àquela adotada pelo seu antecessor, que adorava estender tapete vermelho e oferecer regabofes a Ahmadinejad.

Corretíssima a atitude do governo, a indicar claramente que não mais aceita - como aceitava Lula - as violações aos direitos humanos, nem a repressão violenta e covarde aos opositores ao regime dos aiatolás.

Como estamos em tempo de apuração dos resultados do Carnaval, para as mudanças do Governo Dilma em relação ao Irã, NOTA 10!

Nenhum comentário: