sábado, 5 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE VAI DEBATER MEIO AMBIENTE

Criada no ano de 1968 pela igreja católica, a Campanha da Fraternidade levanta, há 47 anos, temas de cunho social para o debate popular. Este ano não será diferente: o tema escolhido para a campanha de 2011 é “Fraternidade e a vida no planeta”. O lema leva a uma reflexão ainda mais ampla e foi tirado de uma passagem bíblica da Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 8, versículo 22: “A criação geme em dores de parto”.

Em Belém, o coordenador da campanha e da regional da Cáritas, Lindomar Silva, falou sobre o lançamento deste ano. “O lançamento da campanha acontece de forma diferente em cada diocese. Geralmente isso é feito durante a missa das Cinzas, na quarta-feira, mas em alguns lugares isso é feito com a realização de debates.”

Há pelo menos três anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a entidade que coordena a campanha, tem tornado as discussões cada vez mais próximas à realidade da população. Este ano, o tema “Fraternidade e a vida no Planeta” foi pensado porque, há muito tempo, a CNBB sente que as mudanças climáticas têm influenciado o modo de vida das pessoas. O pior é que isso vem acontecendo de forma negativa, segundo Lindomar.

“O aquecimento global e as mudanças que aconteceram no clima nos últimos anos têm tornado a vida de muita gente um verdadeiro caos. Quem não se lembra do que aconteceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no início deste ano, quando todas aquelas pessoas perderam o que tinham depois de dias de chuva e deslizamentos? São fatos como esses que fizeram a igreja decidir por esse tema. Nosso trabalho estará voltado, principalmente, à questão climática”, explica.

Após o lançamento oficial, na próxima quarta-feira, a campanha vai atuar durante os quarenta dias da quaresma. As atividades vão se dividir em várias cidades do país. Serão centenas de serviços, que vão do plantio de árvores ao trabalho de formação com catadores e a valorização da floresta através de ações que evitam o desmatamento e aproveitam de forma sustentável os bens naturais.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: