quinta-feira, 21 de abril de 2011

PETROBRAS JÁ É A 8ª MAIOR EMPRESA DO MUNDO

A Petrobras é a oitava maior empresa do mundo, segundo ranking divulgado, nesta quinta-feira, pela revista Forbes, que nomeia as duas mil maiores companhias, em 62 países. A petrolífera é a única latino-americana no ranking das dez maiores, além de figurar como detentora do 5º maior lucro e do 5º maior valor de mercado (valor total das ações cotadas em bolsa).

Os bancos americano JPMorgan Chase e o britânico HSBC são as maiores empresas do planeta, segundo a Forbes. Atrás das duas instituições financeiras aparecem o conglomerado financeiro-industrial americano General Electric (GE) e as petrolíferas Exxonmobil, também dos Estados Unidos, e Royal Dutch Shell, holandesa.

Em sexto lugar na lista está outra petrolífera, a PetroChina, seguida pelo banco ICBC, do mesmo país. A Berkshire Hathaway, o grupo de investimentos de Warren Buffett – o terceiro homem mais rico do mundo, também segundo a Forbes – empatou com a Petrobras na oitava posição.

Entre as cem primeiras empresas mais poderosas do mundo estão outras brasileiras, como Bradesco (46ª), Banco do Brasil (51ª) e Vale (53ª), além da operadora telefônica mexicana América Móvil (88ª), de propriedade do homem mais rico do mundo, o empresário Carlos Slim.

A lista foi elaborada com base nas vendas, lucros, ativos e valor de mercado de cada uma das companhias.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/

Nenhum comentário: