quarta-feira, 6 de abril de 2011

DEPUTADOS VÃO AVERIGUAR MORTES DE BEBÊS NA SANTA CASA

Os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) farão uma vistoria no hospital Santa Casa de Misericórdia, hoje à tarde, para averiguar as mortes de quatro bebês, ocorridas entre sábado e segunda-feira, na maternidade do hospital. Na sessão de ontem, vários deputados lamentaram as mortes. A deputada Josefina Carmo (PMDB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Alepa, coordenará a visita.

Na semana passada, o líder do PSDB, deputado José Megale, apresentou requerimento solicitando que a Comissão de Saúde convidasse o secretário estadual de Obras, Joaquim Passarinho, para esclarecer sobre o calendário de execução e de conclusão das obras de expansão da maternidade, aprovadas pela Alepa em 2010, após inúmeras mortes de bebês na Santa Casa. 

A previsão inicial era que a conclusão das obras acontecesse em dezembro de 2010, mas a atual presidente do hospital, Maria do Carmo Lobato, afirma que somente no primeiro semestre de 2012 é que os novos espaços começarão a funcionar. A fase atual, segundo a presidente, é de licitação pública para compra de equipamentos que serão utilizados na neonatologia e obstetrícia.

Maria do Carmo Lobato participou da arguição na Alepa, processo previsto na legislação para todos os dirigentes de fundações e autarquias estaduais. Ela classificou as mortes das crianças como lamentáveis, mas disse que deixou claro aos deputados que não há crise na Santa de Casa de Misericórdia do Pará. “O sonho de todo médico-gestor é conseguir uma taxa de mortalidade zero. Mas, infelizmente, não é possível”.

No entanto, ressalta a médica, a Santa Casa do Pará mantém uma taxa de mortalidade abaixo da média aceita pela Organização Mundial de Saúde, que é de 6%. Ela garante que a Santa Casa tem taxa entre 3.5% e 4.5% de mortalidade infantil. Como o hospital é referência de casos de risco, essa taxa é considerada aceitável, dentro da complexidade do que a Santa Casa atende.

É o que pretendem verificar os deputados estaduais durante a visita de hoje.

Fonte: www.diariodopara.com.br e redação do blog

Nenhum comentário: