quinta-feira, 7 de abril de 2011

DEPUTADOS DESCARTAM IRREGULARIDADE NA SANTA CASA

Josefin Carmo garante que a Comissão de Saúde da Alepa vai continuar monitorando a Santa Casa, " e não apenas do serviço de neonatalogia"

Deputados estaduais visitaram, ontem, a Santa Casa de Misericórdia, após denúncias de que uma possível infecção hospitalar pode ter vitimado quatro bebês que morreram na maternidade do hospital no último final de semana.

Josefina Carmo (PMDB), José Megale (PSDB), Zé Maria (PT), Bernadete Ten Caten (PT) e Airton Faleiro (PT) - membros da Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Assembleia Legislativa - visitaram as instalações do hospital, inclusive o setor de neonatologia. Em seguida, reuniram-se com Maria do Carmo Lobato, presidente da Santa Casa.

Para Megale, o hospital está funcionando dentro da normalidade. “Fomos informados que as crianças que morreram eram prematuras e que isso pode ser rotineiro dada a dificuldade da criança para sobreviver. Estamos convencidos de que o fato é normal e sem necessidade de mais investigações”.

Já Josefina Carmo, vice-presidente da comissão, informou que um ofício foi enviado à Santa Casa solicitando relatórios mensais sobre o número de óbitos. “A comissão vai acompanhar a questão, e não só do serviço de neonatologia”.

Segundo Bernadete Ten Caten, o assunto vai continuar em debate na AL. “A comissão deve se reunir e tomar um posicionamento sobre como vamos continuar esse trabalho”.

A presidente da Santa Casa voltou a reforçar que a causa da morte dos bebês está ligada à prematuridade. “Eles receberam o melhor atendimento possível, mas nasceram prematuros e com baixo peso, alguns com menos de 1 quilo”.

De acordo com Maria do Carmo, o hospital está dentro da média de mortalidade aceita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “A média aceitável é de 6% de mortalidade e o índice da Santa Casa fica entre 3% e 4,5%”.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: