quinta-feira, 7 de abril de 2011

DEPUTADOS DE OLHO NA CONSTRUÇÃO DO AHE BELO MONTE

A Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal aprovou, ontem, a criação de uma subcomissão permanente para acompanhar a implantação de grandes projetos minerais e hidrelétricos no Estado do Pará. O requerimento para a criação foi apresentado pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) e foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão.

Além da implantação, a subcomissão deverá acompanhar também as condicionantes socioambientais e suas consequências, o que inclui projetos como a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, e a implantação de novas plantas para exploração de minério em todo o Estado.

O deputado Wandenkolk comemorou a aprovação e lembrou que o estado do Pará possui uma das maiores províncias minerais do planeta, além de ser um dos estados brasileiros com maior potencial para a geração de energia hidrelétrica. Ele explicou que, apesar dos diversos projetos em andamento na região terem forte impacto na balança comercial brasileira e contribuírem decisivamente para o desenvolvimento do Brasil, muitos permanecem envolvidos em complicados imbróglios jurídicos e sociais, que demandam acompanhamento específico.

ALEPA QUER OUVIR PRESIDENTE DO CONSÓRCIO

A direção do consórcio Norte Energia, formado para construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, receberá ofício da Assembleia Legislativa para explicar todo o processo aos deputados estaduais que formam a comissão externa de acompanhamento de Belo Monte. O presidente da comissão, Martinho Carmona (PMDB), defende a convocação do presidente do consórcio, Carlos Nascimento, antes que os membros da comissão elaborem a avaliação sobre Belo Monte.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: